UFPR e palestrantes internacionais debatem o papel das universidades no desenvolvimento regional

A partir desta quarta-feira (14) será realizado, no Teatro da Reitoria da UFPR, o seminário internacional ‘Estratégias de apoio das universidades ao desenvolvimento regional’, onde grandes nomes irão discutir as demandas dos usuários com as universidades e a forma de auxílio das universidades no desenvolvimento regional.

O seminário faz parte de um processo iniciado em 2005, quando uma equipe de professores da UFPR participou de um encontro na Suécia, que marcou o início da cooperação do Paraná com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O projeto é desenvolvido em 15 países e, no Brasil, o Paraná é o único estado participante. O objetivo principal é discutir processos concretos de interação entre universidades e seus usuários, uma forma de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Esta ação faz parte do processo de construção do Sistema Regional de Inovação, que permitirá o aumento da produtividade e competitividade regional.

Durante o evento serão realizadas diversas mesas-redondas, palestras e painéis de discussão com a presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e do reitor da UNILA, Helgio Trindade. Haverá ainda palestras sobre o projeto ‘Paraná-OCDE – Síntese e estratégias de ação’, com o professor da UFPR Cássio Rolim, ‘Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia’, com Fábio Silva, da UFPA e ‘Observatório do Desenvolvimento Regional’, com Heleniza Campos da UNISC.

Serão discutidos também, com a presença da presidente da European University Association, Maria Helena Nazaré, do professor emérito de Desenvolvimento Regional da NewCastle University UK, John Goddard, e do coordenador da área de ensino superior do Banco Mundial, Dr. Jamil Salmi, assuntos tema do seminário, como ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’, ‘A Implementação de Estratégias de Inovação em Universidades’ e ‘Ensino Superior no Brasil, Inclusão Social e World Class University’.

O principal objetivo do seminário é não apenas conscientizar as pessoas a respeito dos problemas, mas de ir além e encontrar alternativas concretas para a real contribuição das pesquisas à inovação regional; a contribuição do ensino à capacitação para o mercado de trabalho regional; a contribuição do ensino à capacitação para o mercado de trabalho regional; a contribuição das universidades ao desenvolvimento social, cultural e ambiental; e construção de mecanismos de cooperação regional entre universidades e usuários.

Serviço:

Teatro da Reitoria ─ UFPR