OCDE quer construir pontes entre universidades e indústrias locais

Começou na manhã de quarta-feira (14) e se estende até sexta-feira (16) o evento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mais uma vez grandes nomes dos setores produtivo e acadêmico brasileiros e mundiais se reúnem para tentar construir pontes entre as universidades e as indústrias locais. O gerente de inovação e competitividade do SEBRAE/PR Agnaldo Castanharo falou da importância de promover o desenvolvimento regional e listou os três pilares para que isso ocorra: a poupança e renda local, a geração e difusão de conhecimento e a sustentabilidade. “Isso é importante para termos um estado mais competitivo”, afirmou Castanharo.

O projeto é desenvolvido em 15 países e, no Brasil, o Paraná é o único estado participante. O objetivo principal é discutir processos concretos de interação entre universidades e seus usuários, uma forma de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Esta ação faz parte do processo de construção do Sistema Regional de Inovação, que permitirá o aumento da produtividade e competitividade regional. O reitor Zaki Akel Sobrinho discursou na abertura do evento da OCDE e afirmou que o setor produtivo e as agências de fomento já perceberam o potencial de contribuição tecnológica das instituições de ensino superior paranaenses. O reitor lembrou ainda que um projeto da Universidade Federal do Paraná ajuda, por exemplo, a reciclar 95% das embalagens de agrotóxico utilizadas no estado, e que uma rede interuniversitária, a RIDESA, é responsável por pesquisas de melhoramento genético que afetam a maior parte da produção de cana no Paraná. “Fazer pesquisas é trazer soluções aos problemas da sociedade”, afirmou o reitor.

Representantes do poder público, prefeitura e governo do estado também estiveram presentes. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto – representante do governador Beto Richa, reforçou o incentivo do governo estadual à inovação tecnológica e afirmou que universidade deve construir pontes com o setor produtivo, mas também com a sociedade como um todo. “Quem sabe um dia coloquemos o desenvolvimento econômico a serviço da sociedade e não o contrário”, afirmou Leal no final do seu discurso. Fala endossada pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Hélio Bampi, que espera ser possível aproveitar as tecnologias das universidades paranaenses nas entidades produtivas do estado. A Prefeitura de Curitiba foi representada pelo presidente da Agência Curitiba de desenvolvimento Gilberto José de Camargo. Na quinta-feira (15), à tarde, o vice-governador do Paraná, Flávio Arns, discursará no evento sobre as iniciativas do estado para o fomento do desenvolvimento tecnológico regional.

Na primeira manhã do ciclo de palestras o nome mais aguardado era do Dr. John Goddard, da Universidade de New Castle, do Reino Unido. Ele discursou sobre o tema “A universidade e o crescimento local inteligente e sustentável”. O professor falou da sua experiência pessoal à frente das reuniões da OCDE e também do exemplo da universidade de New Castle. Segundo ele, o grande desafio para o Brasil será fazer o Ministério da Educação perceber que também é responsável pelo desenvolvimento tecnológico brasileiro. Opinião partilhada pelo coordenador-geral da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, Paulo Pitanga Amparo. Para ele, a experiência do Paraná pode servir de exemplo para aplicação em outros estados brasileiros, principalmente com as recentes ações do Brasil na União Europeia. “Ainda está em fase embrionária, mas vamos montar um projeto para alavancar experiências de sistemas regionais de inovação tecnológica. Precisamos agora atrair agentes importantes financiadores, como o BNDES por exemplo. E é claro, precisamos que os ministérios conversem com as bases estaduais”, afirmou o secretário.

A programação completa do evento e mais informações no site do evento.

Evento OCDE no teatro da reitoria
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Félix Calderaro