UFPR e Ministro dos Esportes firmam acordo para construção de ginásio

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, e o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, firmaram na tarde dessa sexta-feira (20) um acordo para a construção de um ginásio de esportes e de um complexo esportivo no Centro de Educação Física e Desportos da instituição, no Centro Politécnico. A estrutura vai servir de treinamento para atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

As obras já haviam sido autorizadas pelo Ministro em uma audiência em julho. ‘Agora isso foi sacramentado para que ainda em 2010 tenha um pontapé inicial para os projetos’, disse Silva. Estão previstos a construção de um ginásio de esportes com capacidade para 2 mil pessoas e que vai conter três quadras e também uma pista de atletismo.

Durante a reunião com o reitor, o Ministro destacou a importância desse projeto, tanto para a UFPR como para o Brasil. ‘Essa universidade poderá ser um suporte para a preparação dos atletas e desenvolvimento do esporte brasileiro’, observou. Uma proposta de Silva foi vincular o projeto de construção aos Jogos Olímpicos, para facilitar a captação de recursos.

Zaki disse que pretende começar os projetos o quanto antes e ressaltou que o complexo a ser construído será importante também para a comunidade e o esporte universitário.

Zaki e Orlando Silva pretendem começar o projeto o quanto antes
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Ministro observa maquete digital do Centro Politécnico