UFPR divulga resultados de pesquisa realizada com bananicultores do litoral paranaense

Serão divulgados nesta sexta-feira, 25 de agosto, a partir das 10 horas, no Teatro Municipal de Morretes, os resultados de uma pesquisa feita com os produtores de banana no litoral paranaense.

Durante 18 meses, estudantes e professores do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, em parceria com pesquisadores da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e técnicos extensionistas do EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, trabalharam em cerca de cem propriedades rurais familiares buscando a transição da agricultura química para a agricultura ecológica e estudando as doenças do bananal e a agroindústria do setor.

Os resultados da pesquisa – feita antes, durante e depois da implantação das novas tecnologias sugeridas pelos pesquisadores – serão divulgados no seminário que terá como público outros pequenos agricultores familiares e técnicos que trabalham com a bananicultura.

O projeto “Transição Agroecológica na Região de Curitiba e Litoral do Estado do Paraná” foi encabeçado pela PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, que conseguiu do CNPq os recursos para o financiamento da pesquisa de campo aproveitando os conhecimentos que já tinha na área agrícola de Guaraqueçaba onde já vinha desenvolvendo uma série de outros projetos de extensão. O cultivo da banana é uma das maiores culturas do litoral paranaense –

ainda que em caráter de subsistência – atingindo quase a totalidade das pequenas propriedades.

O seminário em Morretes terá como temas os aspectos botânicos da bananeira, além do plantio e formação de bananais, manejo, doenças e pragas, processamento e a pós-colheita da banana orgânica. As inscrições podem ser feitas no local (Teatro Municipal de Morretes). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3310-2629 com Marlene Mortagua (PROEC), 3350-5676 com Professor Agenor Maccari (Agronomia/UFPR) e 3462-1509 com Ruth Pires.

Fonte: Vivian de Albuquerque