UFPR convoca 5,4 mil aprovados no vestibular

A relação está disponível no endereço www.nc.ufpr.br.

O vestibular da UFPR oferece este ano 5.204 vagas —27% a mais do que no ano passado. Das 1.105 novas vagas, 829 (75%) são em cursos exclusivamente noturnos.

A ampliação do número de vagas nas universidades públicas federais é uma diretriz do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), executado pelo Ministério da Educação.

‘Nossa universidade viu no Reuni uma oportunidade de expansão’, afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho, durante entrevista coletiva à imprensa. ‘Com mais vagas à noite, vamos reduzir a evasão estudantil. Afinal, são poucas as pessoas que têm condições de apenas estudar.’

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e o Diretório Central dos Estudantes da UFPR organizaram a festa de recepção dos calouros, no gramado em frente ao Setor de Ciências Agrárias.

O número de candidatos aprovados supera o total de vagas oferecidas porque os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial ainda terão uma terceira fase, ao longo do primeiro semestre deste ano.

Para esses três cursos, o número de convocados é 2,5 vezes maior que o total de vagas. Eles irão cursar duas disciplinas específicas. As normas desse processo seletivo estendido serão detalhadas em edital próprio pelo Núcleo de Concursos.

Entre as 88 diferentes opções de cursos oferecidas pela universidade, as mais concorridas foram Medicina (30,3 candidatos por vaga); Publicidade e Propaganda (21,2); Jornalismo (19,7); e Direito Noturno (17,4).

Cotas

No total, 43.509 candidatos se inscreveram no processo seletivo. Cerca de 15,8 mil participaram da segunda fase, em dezembro.

Dos 5.447 calouros da UFPR, 1.564 (28,7%) foram aprovados pelo sistema de cotas sociais, que reserva vagas para alunos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escolas públicas. Outros 378 (6,9%) foram aprovados pelas cotas raciais, destinadas a alunos negros.

Pela primeira vez em sua história, a UFPR destinou uma vaga extra em cada curso para pessoas portadoras de deficiência. Dos 93 inscritos para concorrer a tais vagas, 12 foram aprovados —nove deles portadores de deficiência física e três deficientes visuais.

Outros cinco portadores de deficiência foram aprovados em outras modalidades de concorrência, o que totaliza 17 calouros em toda a universidade. O resultado representa mais do que o triplo do número de portadores de deficiência aprovados em anos anteriores, cuja média girava em torno de cinco por ano.

Novo local de matrícula

O período de matrículas dos calouros da UFPR vai de 26 de janeiro a 3 de fevereiro, conforme escala publicada no Guia do Candidato. Detalhe importante: houve uma mudança do local onde será realizado o registro acadêmico em Curitiba.

A escala de dias e horários está mantida, mas o novo local onde os candidatos aprovados devem fazer o registro é o Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, 50, onde está situada a Pró-Reitoria de Graduação. Em Palotina, o endereço não mudou (rua do Pioneiro, 2.153).

Os demais candidatos, inclusive aqueles aprovados para o segundo semestre, devem ficar atentos às chamadas complementares. A primeira delas está prevista para 12 de fevereiro.

A lista de documentos exigidos para o registro acadêmico está publicada no Guia do Candidato. Quem não efetuar o registro nos prazos estipulados perderá o direito à vaga.

Vagas restantes

Houve sobra de vagas nos dois novos cursos de Tecnologia em Aquicultura oferecidos pela UFPR, no campus Palotina (15) e em Pontal do Paraná (23).

Conforme prevê o edital do processo seletivo, essas 38 vagas remanescentes serão disponibilizadas para ocupação pelos candidatos dos demais cursos, que tenham sido classificados nas duas fases e não tenham sido convocados até a segunda chamada complementar.

Para disputar essas vagas, os interessados devem acessar o endereço www.nc.ufpr.br entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro. A classificação será feita conforme o desempenho dos candidatos.

A partir desta semana, o Núcleo de Concursos passa a ser coordenado pelo professor Raul von der Heyde, que substitui a professora Neusa Moro.

Perfil dos aprovados

Do total de candidatos aprovados no vestibular 2008-2009 da UFPR, 51,1% são homens e 48,9%, mulheres. Cerca de 67% têm até 20 anos de idade.

Cerca de três quartos (76,3%) nasceram no Paraná. A maioria (66,3%) mora em Curitiba e nos demais municípios da região metropolitana (14,2%). Outros 10,5% moram em cidades do interior do Estado.

A renda familiar de 30,3% dos candidatos vai até R$ 1,6 mil. O percentual dessa faixa de renda sobe para 69,5% entre os cotistas raciais e para 79,1%, no caso dos cotistas sociais.

Já 23,92% dos candidatos declaram renda familiar superior a R$ 4.981. Nessa faixa, estão apenas 8,4% dos cotistas raciais e 3,2% dos cotistas sociais.

Do total de calouros, 45,1% dizem que precisarão trabalhar em regime parcial ou integral durante o curso. O percentual dos que estudaram integralmente em escola pública é de 37,9%. Outros 34,8% estudaram integralmente em escola privada.

Aproximadamente 40,8% dos aprovados nunca fizeram curso pré-vestibular.

UFPR em números

A Universidade Federal do Paraná é atualmente a 8ª no ranking nacional de produção científica, e a 14ª entre as latino-americanas no ranking mundial que mede a relevância da produção científica disponibilizada na internet.

A instituição possui cerca de 21,6 mil alunos na graduação, e 3,4 mil nos cursos de mestrado e doutorado. São 88 opções de cursos de graduação e 91 cursos de pós-graduação reconhecidos pela Capes —55 de mestrado e 36 de doutorado.

A UFPR tem 2 mil professores, dos quais 75% têm curso de doutorado, e 3,5 mil servidores técnico-administrativos.

Calouros comemoram com banho de lama
Foto: Izabel Liviski

Entrevista coletiva para a Imprensa sobre os resultados do vestibular
Foto: Izabel Liviski