Turmas do curso de Dança Moderna da UFPR estão com inscrições abertas

As aulas práticas de dança moderna do CDM acontecem diariamente no período da tarde, dividindo-se os alunos em turmas que são selecionadas pela faixa etária e nível técnico de aprendizado em dança. A partir dos 14 anos, os alunos também recebem aulas de complementação teórica, tais como História e Evolução da Dança, Teoria do Movimento, História e Estética da Arte Moderna, Elementos de Música, Interpretação Teatral, Anatomia Aplicada à Dança e Técnicas de Composição Coreográfica.

Desde os níveis básicos (a partir dos nove anos) os alunos aprendem não só uma técnica de dança, mas também exercitam seu potencial criativo em aulas de Improvisação Coreográfica e ao término de cada ano letivo, apresentam-se publicamente no Teatro da Reitoria da UFPR, num espetáculo que começa a ser ensaiado durante o 2º semestre. Os temas deste espetáculo, que variam a cada ano, tornam-se material de pesquisa e estudos em todas as disciplinas do curso, envolvendo alunos e professores numa produção didática e cultural.

Para fazer a inscrição os candidatos devem preencher uma ficha cadastro na Secretaria do curso e aguardar a data do teste de seleção realizado no início do mês de março. O teste consiste numa aula prática de dança – nível básico – onde os requisitos como coordenação motora, expressividade, ritmo e criatividade são levados em consideração. Para candidatos acima dos 14 anos são necessárias habilidades motoras mais desenvolvidas e a experiência anterior em dança pode ajudar na classificação.

O Curso de Dança Moderna da UFPR tem coordenação geral de Rafael Pacheco e coordenação pedagógica de Cristiane Wosniak. O corpo discente tem qualificações que incluem Graduação em Dança e Especialização nas áreas de Artes, Dança, Educação e Comunicação. Para o ano de 2008, serão ofertadas 100 vagas, divididas nos níveis básico, intermediário e avançado.

SERVIÇO:

Curso de Dança Moderna da UFPR

Inscrições Abertas de 07 a 29 de Fevereiro
Local: UFPR – prédio central (Praça Santos Andrade, 2º andar) entrada pela Rua XV de Novembro – Secretaria da Unidade Dança

Horário: das 14 às 18 horas (de segunda a sexta-feira)

Telefone para informações: 3310-2708 (somente à tarde)

Início das aulas: 13 de março de 2008.

Registro de uma das apresentações do CDM
Foto: Arquivo CDM

Fonte: ACS