Trabalho da Educação Física da UFPR é apresentado em Congresso na Espanha

Sergio Luiz Carlos dos Santos, do departamento de Educação Física da UFPR foi o único professor das Américas convidado para ministrar palestra no I congreso Internacional Deportes de Combate, realizado em Murcia, Espanha. O evento, que contou com o apoio da Federação Internacional de Lutas, reuniu 128 participantes de 30 países e foi promovido pela primeira vez com o objetivo de aproximar ciência e treinamento de luta.

Sérgio Luiz Carlos dos Santos viajou acompanhado do acadêmico José Santos e do professor Sérgio Oliveira. Ao todo eles apresentaram dez trabalhos fruto de pesquisas na universidade. A palestra de Sérgio Santos enfocou os resultados de um projeto desenvolvido durante três anos em escolas municipais de Curitiba, pelo professor e outros voluntários do curso, que inclui a prática da luta como brincadeira, nos chamados ‘Jogos de Oposição’.

Nesses ‘jogos’, explicou Sérgio Santos, as crianças têm contato com os princípios de várias lutas como Esgrima, Luta Olímpica, Judô, Taekwon-do, Jiu-jitsu, entre outras. ‘Os estudantes têm contato com as lutas de forma prazerosa e respeitosa, entram no confronto obedecendo ao juiz e às regras estabelecidas’, expôs, analisando que os resultados são tão positivos que já originaram um convênio para qualificação de professores.

Sergio Santos (E), Raphael Martineti (presidente da Federação), José Santos e Sérgio Oliveira

Fonte: Leticia Hoshiguti