UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tire suas dúvidas sobre a Covid-19 com projeto do curso de Medicina

Todos os dias, informações sobre o novo coronavírus aparecem em diferentes fontes, nem sempre confiáveis ou em linguagem acessível.   

Para divulgar esses dados de forma simples nas redes sociais, a professora Mônica Gomes da Silva, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criou o projeto de extensão “Bases científicas para o enfrentamento da Covid-19“. Com o auxílio de cinco alunos de medicina, a infectologista mantém as páginas “E o Corona?” no Facebook e no Instagram.   

Maurício da Silva Oliveira, aluno do sétimo período, explica que a ideia é atingir todos os públicos, em especial os mais vulneráveis ao coronavírus. “Infelizmente, aqui no Brasil, as evidências científicas comprovam que a Covid-19 prevalece nas pessoas de baixa renda e baixa escolaridade. Então, começamos a criar posts com as informações científicas, em uma linguagem simples que todos entendam”.   

As postagens esclarecem as dúvidas mais frequentes da população e os assuntos mais comentados sobre a Covid-19. De acordo com Maurício, a escolha dos temas ocorre de duas formas. A primeira é na busca por publicações atuais da comunidade científica, em revistas renomadas. A equipe analisa o conteúdo e deixa o texto acessível. A segunda é através da interação com usuários pelos stories do Instagram. A equipe coloca alguns testes e deixa uma caixa de comentários, que a pessoa pode encaminhar dúvidas ou sugestões. A partir das respostas, eles avaliam o conhecimento do público, verificam os questionamentos mais frequentes e criam os conteúdos.  

Exemplos de enquetes disponibilizadas pelos grupos nos stories do Instagram. Arte – Juliana Barbosa

 

Outra ação é a divulgação de vídeos curtos, em que a professora Mônica responde perguntas dos seguidores. Um exemplo foi uma dúvida sobre o tempo de transmissão da doença. “A partir do momento que inicia os sintomas, o tempo de transmissão, em geral, é de dez dias. Já em casos graves, o tempo se estende para 14 dias”, esclarece Mônica.  

Os textos dos posts são separados em blocos, o que torna a leitura mais dinâmica. A equipe também se preocupa com o visual, deixando o conteúdo colorido e atraente.   

A aluna Rafaela Cachiolo Antunes enfatiza que o projeto é também uma maneira de conscientizar a população. “A educação tem um grande impacto na resolução dessa pandemia, resume. Além de Maurício, Mônica e Rafaela, atuam no projeto os alunos Eduardo de Souza SomensiFelipe Zhen e Tamires Amelotti.   

Por Louiselene Meneses, sob orientação de João Cubas

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus 

 

Sugestões

Grupo de MPB da UFPR apresenta show "Todos os Tons Colorindo a Minha Escuridão" no Teatro da Reitoria
O Grupo de MPB da UFPR traz ao público Todos os Tons Colorindo a Minha Escuridão, celebrando a música...
Exposição “No caminho dos trilhos ao som do apito do trem” é prorrogada até 10 de dezembro de 2023
Até o dia 10 dezembro de 2023 encontra-se aberta ao público para visitação, no hall de entrada principal...
20ª Jornada de Agroecologia destaca o debate sobre a crise ambiental
A 20ª Jornada de Agroecologia terminou neste domingo (26), após cinco dias de promoção da produção agroecológica...
Exposição "Terra Incógnita:60 anos" estreia no MusA 05 de dezembro e vai até 01 de abril de 2024
Terra Incógnita é uma exposição processual e insere-se na programação do evento intitulado “60 anos do...