Téssera Companhia de Dança da UFPR estreia espetáculo “Ponto Vermelho” – nesta semana, no Teatro da Reitoria

O espetáculo “Ponto Vermelho” será apresentado pela Téssera Companhia de Dança da UFPR nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, sempre às 20h30. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Com duração aproximada de uma hora e sob direção e coreografia de Rafael Pacheco, o enredo coloca em cena quatro personagens que representam, em forma de ação desencadeadora, os cavaleiros do apocalipse.

No palco, o elenco composto por 18 bailarinos e bailarinas explora e exibe como elemento condutor da cena gestos marcantes atravessados por impulsos que permeiam a temática da coreografia. Palavras como peste, fome, guerra, morte, anunciação, tempo, revelação, devastação, penúria, súplica, emissários, medo, terror, dor, caos e fim, atuam como estímulos que proporcionam a apresentação do assunto, fenômeno marcante para a humanidade.

Cena do espetáculo Ponto Vermelho. Fotos: Christian Alves

Téssera Companhia de Dança da UFPR

A Téssera Companhia de Dança da UFPR atua no cenário da dança moderna desde 1981. Há 41 anos, seu trabalho coreográfico opera a partir de uma matriz de pensamento corporalizado técnica e esteticamente, que provém de uma dança de raiz germânica, atualizada constantemente por elementos de teatro. Eles fazem com que a identidade cênica do grupo seja reconhecida pelo padrão coreográfico simbólico, ritualista e com alta carga dramática. Ainda, pelo acento de um gesto performático carregado de intenção e emoção.

A estrutura organizativa da dança construída historicamente no âmbito da companhia modificou-se ao longo de quatro décadas. Os efeitos e traços de adaptação e negociação constantes entre passado, presente e projeção para um futuro não deixam de reportar às matrizes geradoras da dança, impregnadas do gesto significativo proposto por Rudolf von Laban, ou da interpretação carregada de um tom expressionista sugerida por Mary Wigman. Mas o faz, ao longo do tempo, dialogando com complexas redes de interação interdisciplinares.

Registro feito em um dos ensaios do espetáculo da Téssera Companhia de Dança da UFPR. As apresentações começam na próxima quarta-feira (21), no Teatro da Reitoria.

Serviço:

Espetáculo Ponto Vermelho

Data: 21 a 24 de setembro de 2022

Local: Teatro da Reitoria da UFPR – Rua XV de Novembro, 1299

Entrada gratuita – Classificação livre (não é necessário retirar ingresso antecipadamente)

Ficha técnica:

Direção e coreografia: Rafael Pacheco

Trilha sonora: Helen de Aguiar

Iluminação: Luiz Tschannerl

Figurino: Rafael Pacheco (concepção) / Zatilde Ateliê de Costuras (confecção)

Adereço: Poveira – Bruna Póvoa

Cenografia: Rafael Pacheco

Produção: Helen de Aguiar e Juliana Virtuoso

Design gráfico: Wilson Voitena

Ilustração: Mateus Teruniro Sasai

Fotografia: Christian Alves

Mais informações no site www.tessera.ufpr.br, no Facebook e no Instagram (@tesseraciadedancaufpr e @culturaufpr).

Com informações da Téssera Companhia de Dança da UFPR