Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Termina a 7ª Siepe; campus Palotina recebeu as últimas atividades desta edição

A 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR foi um sucesso pela grande participação de estudantes e professores nos campi de Curitiba e em Palotina. O evento, que terminou na sexta-feira (09) em Palotina, com a apresentação de cerca de 200 trabalhos, contou com palestrantes nos dois campi, reuniões temáticas, bancas avaliadoras com docentes e técnicos envolvidos.

Alunos do curso de Agronomia em Palotina. FOTO: Divulgação
Alunos do curso de Agronomia em Palotina. FOTO: Divulgação

Também avaliadores externos, pesquisadores-produtividade do CNPq conferiram as atividades da Siepe. “A comunidade de professores e avaliadores do CNPq destacou como pontos fortes a primorosa organização e dedicação integral dos monitores [alunos de graduação que aturaram como monitores], os temas discutidos, o aumento da participação dos professores na apresentação de trabalhos de seus orientandos e a qualidade dos trabalhos e preparado do aluno”, destacou Mariluci Maftum, coordenadora de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica da UFPR.

Iara Thielen, coordenadora de Extensão, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados no evento, fruto da dedicação de estudantes e de seus professores orientadores. Iara comentou que a exemplo de Curitiba, Palotina também organizou, pelo segundo ano, uma Banca que apresentou os trabalhos que reafirmam a Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, aspecto que vem balizando diversas ações da Siepe naquele campus. “Os trabalhos com foco principal na Extensão, retratam o envolvimento com a comunidade e a atuação em várias áreas do conhecimento, consolidando trabalhos integrados”, afirmou.

A coordenadora Dione (de camisa vermelha) com alguns dos alunos participantes em Palotina. Alunos do curso de Agronomia em Palotina. FOTO: Divulgação
A presidente da comissão organizadora do evento, Dione Menz (de camisa vermelha), com alguns dos alunos participantes em Palotina. FOTO: Divulgação

A 7ª SIEPE teve como objetivo discutir sobre os desafios colocados à UFPR no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, para alcançar a excelência acadêmica, avanços científicos e a inclusão social.  Nesse sentido, a presidente da Comissão organizadora do evento Dione Menz, acredita que a cada ano a UFPR avança na preocupação de oportunizar à comunidade interna e externa da instituição a apresentação de todos os trabalhos realizados na Universidade.

“Ao encerrar os trabalhos desta edição, cabe à Pró-Reitoria de Graduação, a pró-reitoria responsável pela condução dos trabalhos de 2015, agradecer a toda a família UFPR que não poupou esforços e superou os desafios de construir um evento que a cada ano inova”, disse Dione, ao enfatizar que a universidade acolhe e reflete sobre as temáticas e os novos itinerários a serem percorridos por uma Universidade que deseja fazer a diferença para a comunidade do Paraná. A organização da Siepe é conjunta, feita pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Extensão e Cultura (Proec) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A edição 2016 será presidida pela PRPPG, com coordenação da professora Mariluci Maftum.

Texto por Prograd

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...