Sob chuva, 1,5 mil vão à festa no Politécnico

Foi a primeira vez que a UFPR recebeu seus novos alunos com uma celebração musical. O evento contou com shows das bandas curitibanas Regra 4, Real Coletivo Dub, Gentileza e Copacabana Club.

O mestre de cerimônia foi o multi-instrumentista André Abujamra. ‘É uma iniciativa muito bacana, receber as pessoas novas com música, e música boa’, avaliou Abujamra.

‘Com a festa, quisemos integrar os novos estudantes e também trazer as famílias para dentro da universidade’, justificou Arlete Ceccatto, coordenadora de Políticas de Acompanhamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPR.

A festa de recepção, de acordo com ela, começou a ser pensada em dezembro do ano passado. Por isso, contou com ampla infraestrutura, que incluiu banheiros químicos, três ambulâncias e cerca de cem seguranças, entre os contratados de uma empresa privada e funcionários da própria Universidade.

‘As pessoas ligadas à universidade têm experiência. Já estão acostumadas a lidar com os alunos e com eventos como este’, disse Ceccatto. ‘Com certeza, estivemos preparados para qualquer eventualidade’, completou ela.

A infraestrutura foi patrocinada por uma parceria entre a UFPR, o jornal Gazeta do Povo, a Itaipu Binacional e a Federação do Comércio do Paraná. Não se permitiu o consumo de qualquer bebida alcoólica durante o evento.

Em discurso no palco, no intervalo entre uma banda e outra, o reitor da UFPR, Zaki Akel, disse que a festa de recepção, apesar de inédita, deve entrar para o calendário da UFPR. ‘Viver uma universidade é também comemorar, confraternizar, além de participar de todas as atividades de ensino, curtir professores, técnicos, colegas e amigos’, aconselhou o reitor, vestido com uma camiseta que trazia os dizeres ‘eu vivo esta universidade’, que também foi distribuída entre os calouros que compareceram ao local.

Para Heitor Humberto, vocalista da banda Gentileza, a iniciativa da universidade foi, além de tudo, um esforço para divulgar a cena musical curitibana. Ele se referiu principalmente à iniciativa da UFPR de distribuir, no momento do registro acadêmico, um CD com três músicas de cada uma das bandas que iriam se apresentar no Centro Politécnico.

‘Foram 5,4 mil CDs. Nós estamos atingindo um público que de outra forma não conheceria a gente. Atingimos 5,4 mil pessoas de uma hora pra outra’, assevera ele, que completa: ‘Seria muito mais fácil trazer aqui uma grande banda, mas a UFPR optou pelo caminho mais ‘difícil’, de valorizar a cena local. Então, pra nossa banda, que passou quase inteira pela UFPR, é uma honra’.

Guilherme Messis, calouro de Biologia, é um exemplo. Das quatro bandas que se apresentaram, ele conhecia apenas a Copacabana Club. ‘Mas agora também gosto bastante da Gentileza’, observou.

As aulas na UFPR começaram hoje (1/3), sem nenhum incidente.

Plateia, durante o show da Banda Gentileza.
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira