Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Siepe encerra em Curitiba, mas continua as discussões; agora no Setor Palotina

A 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR finalizou as atividades nesta quarta-feira em Curitiba e a partir de hoje continua em Palotina. Lá a Semana terá abertura oficial às 19h30, no auditório da WM Medicamentos, seguida de palestra com o professor Sílvio César Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que falará da  relação entre orientador e orientando nas atividades de Iniciação Científica.

Em Palotina, somam 204 os trabalhos inscritos no 14º Encontro das Atividades Formativas (Enaf); e 102 no 23º Evento de Iniciação Científica (Evinci), 8º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e  14º Encontro de Extensão e Cultura (Enec). As apresentações dos trabalhos ocorrerão durante esta sexta-feira (09).

Pró-reitores provocaram reflexão sobre o protagonismo que os estudantes devem ter como os principais agentes da indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão. FOTO: Prograd/UFPR
Pró-reitores provocaram reflexão sobre o protagonismo que os estudantes devem ter como os principais agentes da indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão. FOTO: Prograd/UFPR

Em Curitiba
O terceiro dia da Semana em Curitiba foi marcado pela discussão de temas atuais e preocupantes, como os desafios da UFPR no atendimento de migrantes e refugiados e do álcool e das drogas. Também foi momento para a discussão sobre a maior premissa de uma universidade: a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Os pró-reitores de Graduação, Maria Lúcia Accyoli (em exercício),  de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Sérgio Silveira, e de Extensão e Cultura, Deise Cristina de Lima Picanço, apresentaram suas reflexões sobre a questão, nas quais despontou o protagonismo que os estudantes devem ter como agentes que exercitam a indissociabilidade. Um exercício que toma a realidade em que a UFPR está inserida para problematizá-la e a partir dos estudos e das pesquisas, inseridos na formação, devolver o conhecimento gerado como contribuição para a sociedade.

Todas atividades da Siepe tiveram tradutor em Libras. FOTO: Prograd/UFPR
Todas atividades da Siepe tiveram tradutor em Libras. FOTO: Prograd/UFPR

A ética, que teve mesa-redonda no evento, também foi abordada em uma breve apresentação teatral encenada por alunos do quarto período do curso de Medicina. Eles buscaram inserir na Siepe a reflexão sobre a preocupação bioética, a conduta ética na pesquisa, por meio da encenação de situações cotidianas, como a compra de um medicamento na banca da esquina, sem receita e muitas vezes visto sem maiores consequências. ”Buscamos despertar o interesse para o ensino de Bioética, a conduta ética na pesquisa e a atividade em si [teatro dos alunos] é extensão”, afirmou Ida Cristina Gubert, do Setor de Ciências Biológicas, uma das professoras responsáveis pela disciplina de Bioética.

A Siepe “fechou” em Curitiba em clima de muita alegria, com a premiação dos melhores trabalhos. Os alunos vencedores dos primeiros lugares de cada uma das 230 bancas, que estavam presentes na cerimônia de encerramento, receberam uma camiseta da UFPR como prêmio. Também foram sorteados, exclusivamente entre os alunos, um tablet e fones de ouvido gentilmente cedidos pelo Centro de Integração Escola Empresa do Paraná (CIEE/PR). De acordo com a presidente da Comissão organizadora, Dione Menz, os três primeiros dias da Siepe foram muito proveitosos: poucas ocorrências, clima favorável para que todos pudessem apresentar seus trabalhos com tranquilidade.

Em Curitiba, o trabalho de organização envolveu a participação de 76 bolsistas, monitores do evento, além de servidores das pró-reitorias, voluntários e aproximadamente 700 professores, servidores e estudantes de mestrado e dDoutorado, que participaram como avaliadores das bancas.

Texto por Prograd/UFPR

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...