Setor Litoral divulga lista de aprovados no vestibular

Vice-Reitor Rogério Mulinari anuncia aprovados no vestibular do Setor Litoral - Foto: Comunicação Litoral

Em 2013, o Setor Litoral da UFPR realizou o seu nono concurso vestibular. Dos 1.511 inscritos, 523 foram aprovados (34,6%). Para fazer o anúncio do resultado, estavam presentes o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, a pró-reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko, os diretores do Setor Litoral, Renato Bochicchio e Douglas Ortiz Hamermüller e o coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde.

Os diretores do setor Litoral parabenizaram os novos estudantes e toda a equipe responsável pelo concurso vestibular. O vice-reitor ressaltou que este foi o concurso vestibular mais tranquilo desde a implantação do campus em Matinhos. “Entre os aprovados, 70% não fizeram cursos preparatório e 51% estudaram integralmente em escolas públicas”, anunciou Mulinari. A pró-reitora de Graduação destacou que a faixa etária predominante entre os futuros universitários é de 17 a 19 anos (44%), já as pessoas com mais de 23 anos somam 30% dos aprovados. “O UFPR tem comprometimento com o desenvolvimento do litoral e devemos oferecer a esses estudantes o que eles buscam, uma formação profissional de qualidade”, afirmou Maria Amélia.

A maioria dos estudantes aprovados reside no litoral do Paraná: 70% do total, desses 29% moram em Matinhos e 23% em Paranaguá. A cidade de origem de outros 24% é Curitiba. A maioria dos candidatos não trabalha (59,85%) e estudou integralmente no ensino público (51,05%).

Pela Lei 12.711, que prevê que gradualmente no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas das instituições de ensino superior públicas sejam ocupadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, ingressaram 125 alunos. Entre os cotistas sociais e raciais, estão outros 77 aprovados.

Os cursos mais concorridos foram o de Gestão Ambiental, com 5,71 candidatos por vaga, seguido por Gestão e Empreendedorismo, com 5,68, Serviço Social, com 3,58 e Licenciatura em Artes, com 3,38.

Os estudantes aprovados devem ficar atentos ao calendário de registros e matrículas, com dias e horários definidos para cada curso. Entre os dias 06 a 09 de agosto, os calouros devem fazer seu registro acadêmico no campus em Matinhos para confirmar a vaga. A primeira chamada complementar será divulgada no dia 13 de agosto e as aulas começarão no dia 26 do mesmo mês.

A relação completa dos aprovados está na página do Núcleo de Concursos.