Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Humanas lança jornal mural PsicoSô

O Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (Ceappe) da UFPR, em parceria com a equipe do projeto de pesquisa “MediAÇÃO: Diferenças em Conflito”, lançou, em fevereiro, o PSicoSô. Compartilhar informações sobre projetos desenvolvidos no Setor de Ciências Humanas e instigar discussões sobre temas relevantes para a comunidade acadêmica, além de apresentar perfis de pesquisadores, são propostas da publicação bimestral.

O número zero traz em seu editorial – escrito pela técnica-administrativa lotada no Ceappe, Francine Rocha – a explicação do nome do informativo. “A começar pelas referências à interjeição ‘sô’ no sentido de ‘poxa’, significando ‘isso também é Psicologia, poxa’. Esse neologismo remete, ainda, à ‘Psicologia sou’. Assim, o conteúdo que nele será apresentado sempre se reportará à Psicologia, mesmo que, por vezes, não pareça aos olhos que buscam pelas suas aplicações mais consagradas socialmente. Outro significado embutido na denominação PsicoSô remete ao fato de que serão privilegiados temas que se referem à Psicologia Social, nas suas mais variadas vertentes. Esse nome também comporta uma cacofonia que nos interessa: psi/cossô, de coçar, incomodar, provocar”, informa o texto.

A primeira edição do PsicoSô, jornal mural bimestral do Setor de Ciências Humanas da UFPR, foi lançada em fevereiro de 2019.

A edição de estreia reúne dois textos publicados em novembro de 2018 no BioHoje, jornal mural produzido há seis anos pela Assessoria a Projetos Educacionais e Comunicação (Aspec) do Setor de Ciências Biológicas. No primeiro PsicoSô, o leitor é convidado à leitura de um texto sobre consciência negra. O Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro. A edição de fevereiro conta a história do Ceappe e faz um alerta aos calouros sobre assédio sexual. “O texto alerta em especial as calouras, que chegam nesse começo de ano desprotegidas em termos relacionais, procurando novos amigos, é um momento muito frágil. Movimentos feministas levantaram que é nessa época que mais acontece assédio na Universidade”, detalha Francine. Mestre em Psicologia e doutora em Educação, a técnica-administrativa coordena o periódico e o projeto de pesquisa em conjunto com a professora do Departamento de Psicologia da Universidade, Norma da Luz Ferrarini.

Na primeira tiragem, foram produzidos 15 exemplares, distribuídos nos Edifícios Dom Pedro I e II, no Prédio Central e no Setor de Ciências Biológicas da Universidade. A coordenação sinaliza a intenção de disponibilizar o informativo também em versão digital. 

De acordo com Francine, no início das atividades, o projeto de pesquisa “MediAÇÃO: Diferenças em Conflito” discutia questões étnicas e raciais. Demandas apresentadas pela comunidade levaram à ampliação das temáticas trabalhadas pelo grupo. “O PsicoSô entra como uma tecnologia a mais que o projeto pretende desenvolver dentro dessa pesquisa; tecnologia de mediação, num sentido amplo. Mediação não é só em sala de aula, em palestras, mediação envolve outros movimentos sociais. Preconceito, assédio sexual, suicídio: essas temáticas polêmicas são o foco principal do PsicoSô”.

O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, será um dos temas da próxima edição, que deve ser veiculada em abril. “Alunos indígenas do projeto serão os responsáveis pela pauta. Um mestrando em Psicologia vai produzir um texto sobre a luta contra a LGBTfobia”, antecipa a coordenadora. O dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia é comemorado no dia 17 de maio. A comunidade acadêmica também poderá conferir no número de abril uma matéria sobre o projeto PermaneSendo, por meio do qual estudantes do curso de Psicologia atendem a alunos de outros cursos da Universidade. Debater as questões acadêmicas, por meio de grupos de discussão, rodas de conversa, apoio psicopedagógico, oficinas e outras práticas, é o objetivo do projeto.

Alunos, servidores técnico-administrativos e docentes são convidados a colaborar com o PsicoSô pelo e-mail rocha.francine@gmail.com ou pelo telefone 3310-2840.

Ceappe

O Ceappe é um órgão suplementar da Direção do Setor de Ciências Humanas criado em 2005, localizado no subsolo do Prédio Histórico da UFPR. O Centro reúne professores e alunos de Psicologia e áreas afins que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão no área da Educação, principalmente relacionados ao Ensino Superior.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...