Setor Agrárias abrigará a Feira de Produtos Orgânicos todas as terças-feiras

‘A instalação da feira no Setor de Ciências Agrárias é uma expansão do projeto de extensão Capacitação de Produtores Agroecológicos da UFPR e do IFPR’, explicou o coordenador da ação na UFPR, professor Luciano de Almeida. ‘Iniciada há quatro anos na antiga Escola Técnica, a iniciativa também é uma vitrine para concretizar o aprendizado obtido pelos agricultores no curso de capacitação’, completa o professor Valter Roberto Schaffrath, diretor de inclusão social e meio ambiente do instituto.

Durante a cerimônia de oficialização da feira, o agricultor do Rio Branco do Sul, Adir Antônio Fiorese, agradeceu o espaço sedido pela Universidade e destacou a importância da agricultura familiar ─ uma vez que o projeto atende 11 famílias da sua cidade. ‘A ampliação do programa desde 1994 até os dias atuais é um ponto de partida para pensar em outras alternativas de mercado, disse o produtor’. ‘A feira é uma alavanca para a sustentabilidade das famílias de Rio Branco do Sul’, entende também o agricultor Lauro de Souza Silva.

Maria Clarice que trabalha no Setor Agrárias também é dona de casa. Sente-se gratificada com a possibilidade comprar produtos fresquinhos às terças-feiras. Iguais a ela, faziam suas compras Maria Luiza Pulcides de Sousa e Regina Wolf, ambas moram nas proximidades da Unidade. ‘A ideia é ótima e os preços melhores ainda’, concordam. Larissa Fabiana dos Santos, formanda do curso de Zootecnia é uma das bolsistas do projeto. Com entusiasmo, contou que mora no Rio Branco do Sul, e por isso, pode sentir mais de perto a realidade e as demandas dos agricultores.

Feira de orgânicos no Setor de C. Agrárias

Pães