Sessão do Conselho Universitário foi no Setor Litoral

Os membros do Conselho Universitário (Coun) da UFPR estiveram reunidos no Setor Litoral, em Matinhos, durante a última quinta-feira (14).

No período da manhã, o grupo de conselheiros visitou a Clínica Escola de Fisioterapia, resultado de uma parceria entre o Setor Litoral da UFPR e a Prefeitura de Matinhos.

Criada para atender a população local de forma gratuita, a estrutura é também um espaço de formação para os estudantes do curso de fisioterapia do Setor Litoral. Após a visita à clínica, os conselheiros seguiram para o Centro Cultural, espaço multidisciplinar destinado à formação dos estudantes universitários e para ampliar o acesso da comunidade a atividades artísticas e culturais.

Já no campus do Litoral, os conselheiros visitaram a estrutura administrativa, os blocos didáticos, os laboratórios, a biblioteca e o projeto de meliponicultura (criação de abelhas nativas).

O diretor do setor, Valdo Cavallet, falou sobre a importância de a reunião acontecer em Matinhos. “Temos um orgulho enorme receber os representantes máximos da nossa instituição. Essa é a segunda reunião do Conselho Universitário aqui. A outra aconteceu há pouco mais de três anos, quando ainda estávamos com muito pouca estrutura”, relatou Cavallet.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a visita é uma oportunidade para os conselheiros conhecerem melhor o projeto do litoral. ‘Depois dessa visita, todos poderão avaliar com mais propriedade os projetos, pedidos e encaminhamentos relacionados ao Setor do Litoral. ‘Aqui temos representantes de professores, estudantes, técnicos-administrativos, que podem tanto questionar quanto responder às perguntas e esclarecer as dúvidas’, disse o reitor.

Sessão

Durante a tarde, na sessão do Coun, foram apresentados aspectos relevantes para a expansão da universidade nos municípios do litoral paranaense. A arquiteta Lilian Gonçalves Franco apresentou a evolução do espaço físico, desde a criação do Setor Litoral e os estudos realizados para contemplar as atuais e futuras necessidades.

Na sequência, o professor Renato Bochicchio fez um retrospecto das consequências das chuvas, enchentes e deslizamentos ocorridos no mês de março e da atuação da UFPR nesse contexto. Ao final da apresentação, a professora Liliani Tiepollo leu a moção em defesa da manutenção do Código Florestal como está, e solicitou aos conselheiros que a UFPR assine o documento, posicionando-se favoravelmente à proteção das matas ciliares, áreas de preservação permanente, entre outros aspectos.

Também foi apresentado o Programa de Apoio à Aprendizagem (Proa), criado para dar atenção e atender as demandas específicas dos estudantes do litoral paranaense. Atualmente mais de 80% dos estudantes da UFPR Litoral são de um dos sete municípios litorâneos. Os servidores técnico-administrativos apresentaram o Grupo de Estudos dos Técnicos-Administrativos (Gtest), que se reúne semanalmente para elaborar e aperfeiçoar a forma de gestão coerente com o projeto político pedagógico do Setor Litoral.

Os representantes dos estudantes apresentaram seus posicionamento e reivindicações, como pela moradia estudantil e por um maior número de docentes especializados nos cursos de Fisioterapia e Informática e Cidadania. “A questão da moradia aqui em Matinhos não pode ser tratada como uma questão complementar, mas sim como essencial”, afirmou Andrea Priscila Klein, que faz o curso de Gestão Desportiva e do Lazer e representa o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Diretório Interdisciplinar Acadêmico do Litoral (Dial).

Para o conselheiro e diretor do Setor de Ciências Biológicas, Luiz Claudio Fernandes, a visita e a reunião do conselho no litoral foi uma oportunidade de conhecer as parcerias estabelecidas pela universidade no litoral. “Essa visita faz com que possamos nos manifestar com mais propriedade sobre as questões relacionadas ao Litoral”, observou Fernandes.

Ao final da sessão do conselho, o diretor Valdo Cavallet pediu que todos lembrem sempre da missão da UFPR. “Esta universidade nasceu para dar identidade ao Estado do Paraná. Não estamos aqui para preparar mão de obra para o verão, estamos aqui para vivenciar o litoral do Paraná. Somos um dos locais mais ricos em biodiversidade, temos que valorizar o que temos. A universidade vem para essa região para construir a história com o povo que foi desacreditado continuamente. Queremos preparar o litoral pela cultura, para que os paranaenses tenham opções de atividades de lazer que vão além dos shoppings”, concluiu Cavallet.

O reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou que o Setor Litoral tem especificidades, mas que elas podem ser compreendidas. “É espantoso para todos nós da universidade esse enraizamento da universidade no litoral junto às comunidades. Acho que era isso que o ex-presidente Lula pensava quando criou o movimento de expansão das universidades federais”, concluiu Akel Sobrinho.

Visita dos membros ao meliponário
Foto: Luiz Geara

Fonte: Aline Gonçalves