Novo portal da UFPR está on line para críticas e sugestões

O novo portal da UFPR está on line aqui, para receber críticas e sugestões. Em fase final de elaboração, o site está aberto para que a comunidade o avalie, aponte limitações ou equívocos. A interação com a equipe de desenvolvimento poderá ser feito pelo blog do projeto aqui ou pelo e-mail da Assessoria de Comunicação Social (ACS). As críticas e sugestões serão avaliadas e podem ser incorporadas como ajustes ao site, antes da migração definitiva para o endereço www.ufpr.br.

Desde o princípio, o processo foi feito consultando o usuário para saber o que ele quer. Isso aconteceu sobretudo por dois caminhos paralelos: a aplicação de pesquisa de cardsorting e websorting para definir como organizar as informações. Isso está relatado no texto ‘Muita informação para organizar’. Por outro lado, a criação do blog para interagir, bem como outros instrumentos de pesquisa on line sobre o portal antigo, visava trazer o usuário para dentro da discussão. Também foram feitas reuniões presenciais.

A segunda faceta relevante do processo de elaboração do novo portal foi a capacitação das pessoas. A proposta não era apenas criar um site, mas fomentar condições para refazer toda a política de websites da UFPR, mantendo pessoas dentro da casa em condições de tocar o projeto, aperfeiçoar soluções, manter mesmo o portal da UFPR sob constante análise e atualização. Por isso, abrir agora o protótipo final para a crítica, com tempo ainda para incorporar ajustes, é um trabalho efetivo de diálogo.

Conteúdos dinâmicos

O novo portal tem algumas características centrais. Primeiro, o maior espaço possível foi destinado para conteúdos dinâmicos. Tirando a barra em cima (cabeçalho), cuja imagem é fixa, a barra inicial de links, logo abaixo do cabeçalho, a barra inferior, no pé, de banners institucionais a logo da UFPRTV e Rádio Web, logo abaixo do calendário de eventos (na barra da direita), todos os demais conteúdos são dinâmicos, atualizados periodicamente por diversos alimentadores.

A primeira parte dinâmica é o slide show logo abaixo do cabeçalho que serve tanto para conteúdos jornalísticos, quanto para peças institucionais. Hoje, quando a UFPR precisa manter um conteúdo por mais tempo na página, como por exemplo, na abertura de inscrição para o vestibular, ele tem apenas os dois banners na parte inferior da página. No slide show do site atual, estas campanhas terão maior visibilidade e perenidade no site, rodando junto com conteúdos jornalísticos. Essa mescla de conteúdos de naturezas diferentes é comum hoje nos grandes portais de informações, como o IG ou o UOL. Este slide show, quando não houver nenhum conteúdo com este peso, pode ser retirado.

Logo abaixo, vem a área de notícias. Além do sistema de editoria, com cores, a maior novidade aí está na flexibilidade do sistema, que vai permitir fotos em diversos locais do texto, integração do googlemaps, categorização das informações por público, anexação de arquivos etc. Esta área, como a de cima, será exclusivamente alimentada pela ACS.

Na lateral direita, há conteúdos dinâmicos alimentados por outros usuários além da ACS. O slide show de eventos receberá informações de diversas unidades, previamente cadastradas, como a Proec, o Cerimonial, além da própria ACS. Clique aqui e veja um exemplo de quais informações serão disponibilizadas sobre cada evento. Acima deste slide show, está o drop down que especifica conteúdos. Estas páginas ainda serão construídas, mas as notícias já possuem a segmentação necessária para operar esta especificação por público.

Logo abaixo do slide show de eventos, está o calendário que mostra, na agenda, quando cada evento vai ser realizado. Ali também há links para os eventos. O calendário pode ser ampliado, no botão logo abaixo.

Redes sociais e blogs

Na parte de baixo do portal, logo após a faixa com detalhes do Prédio Histórico, dividindo a home em dois, tem a área de redes sociais e blogs. Ali está o Flickr da UFPR, integrado. Toda vez que a rede social de foto for atualizada, o portal vai puxar automaticamente a miniatura da imagem, linkada. Isto já está plenamente operacional. No lado direito, está o twitter da UFPR. Cada notícia colocada hoje no portal vira um twit; cada twit é puxado pelo site. Pode parecer redundante, mas cada vez mais o twitter vai ser usado de forma autônoma. Ou seja, haverá mais twits do que notícias no portal, o uso da ferramenta, que já atingiu dez mil seguidores, deve ser intensificado.

Por fim, ainda falta incluir, mas está previsto o link para o Facebook e o Orkut da UFPR. Logo abaixo da área de redes sociais, ficará um conjunto de links, aleatórios, de interesse institucional.

Leia mais sobre o trabalho desenvolvido e o novo site no blog do projeto aqui.

Imagem do novo portal.
Foto: Arquivo.