Servidores terão que informar o CPF de seus dependentes para garantir auxílios

Para que docentes e técnicos administrativos da UFPR continuem a beneficiar seus dependentes com auxílios como o saúde (per capita), natalidade, pré-escolar, ou obter licença para acompanhamento de tratamento de saúde e obter deduções no imposto de renda, será necessário fornecer à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos dependentes. A medida foi determinada pelo Ministério do Planejamento e já está sendo cumprida para os novos pedidos de auxílios efetuados junto à Progepe.

Os servidores que já recebem auxílios financeiros para seus dependentes, no contracheque, terão que abrir processo administrativo para informar o número do CPF e manter o benefício. O prazo para encaminhamento das informações encerra em fevereiro de 2011, explica a diretora do DAP – Departamento de Administração de Pessoal, Ana Maria Guimarães Cruz. A dirigente orienta os servidores para que não deixem para a última hora pois como nos meses de janeiro e fevereiro muitos servidores estão em férias, é recomendado que este procedimento seja feito o mais rápido possível, evitando-se, transtornos futuros.

Para os dependentes dos servidores que não possuem CPF a diretora do DAP esclarece que não há idade mínima para solicitar o cadastro (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos). Interessados deverão se dirigir às agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal ou nos Correios.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CPF/InscricaoCPF.htm.

Com o número do CPF em mãos, o servidor deverá acessar o endereço eletrônico http://www.progepe.ufpr.br/formularios/Atualizacao_cadastral_dependentes.doc, informar o CPF de seus dependentes, imprimir o formulário, assinar, anexar fotocópia do CPF ao formulário, abrir processo no SIE e enviar, via malote, para a URFC ? Unidade de Registros Funcionais e Cadastrais, 5º andar da Progepe.

Fonte: Celsina Favorito