Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SEPT cria portal acadêmico para expor currículo com atividades realizadas durante a graduação

Atividades acadêmicas que demonstram habilidade, conhecimento técnico ou experiência adquirida ao longo do curso de graduação mas que não foram contempladas com certificados, agora também podem fazer parte do currículo acadêmico. Para viabilizar isso, o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR criou o Portfólio Acadêmico, espaço online em que os estudantes podem postar as práticas desenvolvidas durante o curso com o objetivo de mostrar, principalmente ao mercado de trabalho, as habilidades aprendidas e desenvolvidas durante o curso.

A iniciativa foi da Direção do Setor em parceria com o professor de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Jaime Wojciechowski, que possibilitou o desenvolvimento do portal. A ideia é que os alunos montem um currículo e acrescentem trabalhos realizados nas disciplinas como softwares modelados; softwares programados; projetos; provas; trabalho de conclusão de curso; além de cartas de apresentação de professores sobre o aluno e produções acadêmicas como iniciação científica; estágios; pesquisas; monitorias; voluntariado acadêmico; extensão; entre outros.

Normalmente, numa entrevista de emprego, o candidato apenas apresenta seu currículo em que constam os cursos e experiências profissionais que atuou. As boas atividades que desenvolveu nas disciplinas acabam não sendo divulgadas e, assim, este patrimônio não é avaliado pela empresa que está recrutando”, conta Wojciechowski. Com o Portfólio Acadêmico isso se torna possível, pois as empresas têm acesso a estas atividades por meio dos currículos lá disponibilizados que são autenticados pelos professores responsáveis.

Os responsáveis pela criação do portfólio são os próprios alunos que elegem as atividades que desejam agregar ao currículo. “Os estudantes acessam o portal para fazer upload do arquivo e solicitar autenticação das atividades pelos professores responsáveis. Todo esse fluxo é feito por meio do portal.

Para incluir o currículo no portal, os alunos devem realizar um breve cadastro informando nome, e-mail, número de matrícula (GRR) e curso. Em seguida, podem fazer o upload do portfólio e solicitar a autenticação dos professores. “Após o cadastro ou login, no menu que é apresentado clicando no nome do aluno, o sistema apresenta a opção ‘Sobre o Sistema’ com as instruções detalhadas de como realizar esta tarefa”, explica o professor.

As empresas podem ter acesso a esses portfólios por meio da página inicial do portal, que apresenta uma relação de todos os estudantes, ou por meio do link acrescentado ao currículo. “Desta forma eles têm a oportunidade inédita de mostrar todas as coisas boas que produziram durante o curso”, revela Wojciechowski. No momento, o portal só está disponível para estudantes dos cursos do SEPT.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...