Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário organizado pelo NEPIE/UFPR discute literatura na educação infantil

A Universidade Federal do Paraná sediou, nos dias 26 e 27 de junho, o 1º Seminário Narrativas, Infâncias e Literatura. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE), o evento reuniu professores e pedagogos de 15 redes municipais do entorno de Curitiba, além de alunos de Pedagogia. O objetivo foi enfatizar e recolocar a importância da literatura nos percursos educativos em instituições de educação infantil para crianças pequenas.

Oficinas e mesas-redondas fizeram parte da programação do seminário que teve a participação de ilustradoras, autores da literatura infantil brasileira e professoras da formação inicial e continuada da área da Educação. “Em função das políticas nacionais em relação ao livro, estamos em um momento em que é bastante importante retomar essa discussão para valorizar a literatura no trabalho com as crianças, desde bebês”, diz Catarina Moro, professora do Setor da Educação da UFPR e organizadora do evento.

No primeiro dia aconteceram seis oficinas e uma mesa-redonda, do qual fez parte o autor indígena amazonense Yaguaré Yamã. Ele fala da ancestralidade do povo indígena de uma forma bastante radicada à sua cultura, enquadrando-se justamente na ideia do encontro, que buscou apresentar pessoas com experiências de vida relacionadas à sua escrita na literatura. O segundo dia seguiu também com uma mesa-redonda. Nos dois dias do evento ocorreram apresentações culturais – presença fundamental e constitutiva da formação de professores – como a contação de histórias realizada por Carlos Moreira e a apresentação musical e literária na atuação de Suzie Franco, Etel Frota, Érica Silva e Priscila Graciano.

Da esquerda para a direita Priscila Graciano, Érica Silva, Suzie Franco e Etel Frota. Foto: Marcos Solivan

Para Catarina, levar essas temáticas marginais discutidas no encontro, como indígenas e africanidades, a um público maior significa valorizar a identidade cultural brasileira, que também é constituída por esses povos.

Os convidados para as mesas redondas foram a professora Mônica Correia Baptista (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), o autor Yaguarê Yamã e Graça Lima autora, ilustradora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 26. No dia 27, estiveram a professora Patrícia Corsino (também da UFRJ), a autora Sonia Rosa e a autora e ilustradora Márcia Széliga.

Foto: Marcos Solivan

Juliana Bernardo Wojtcki foi aluna de Pedagogia da UFPR e se formou em 2006, atualmente ela trabalha na área e estava presente no evento. “É muito bom poder realizar essa formação continuada, principalmente para quem está em sala de aula. Interagimos, descobrimos outras experiências, os palestrantes trazem ideias novas e não paramos de nos atualizar”, conta.

Catarina acredita que a literatura é, sobretudo, uma arte: “ela sensibiliza e trabalha com as crianças uma série de emoções e conhecimento de diferentes mundos. Temos uma ideia que segue o oposto da didatização, a ideia é que a literatura não sirva apenas para ensinar conteúdos, mas para trabalhar a sensibilidade artística e humana acima de tudo”, finaliza.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...