Seminário na UFPR analisa avanços tecnológicos para cegos e surdos

Será nesta terça-feira, dia 20, às 14 horas, no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas o Seminário “MOUSE OCULAR, LUVA PARA SURDOS E LANTERNA PARA CEGOS: – A REALIDADE DE UM MILAGRE TECNOLÓGICO’.

O seminário será ministrado pelo professor Manuel Cardoso, professor titular da Universidade Federal de Manaus/AM. O pesquisador vem a Curitiba a convite da professora Lygia Terasawa, do departamento de Genética da UFPR. Ela explica que o mouse ocular, a luva para surdos e a lanterna para cegos representam a opção tecnológica para inúmeros brasileiros portadores de necessidades especiais ampliarem sua qualidade de vida e a esperança de realização pessoal. “A tecnologia transforma-se num instrumento real de inclusão social, um sonho que se transforma em realidade”, afirma Lygia.

A professora conheceu o pesquisador em razão de sua filha ter paralisia cerebral e ser uma das primeiras usuárias do mouse ocular desde as fases experimentais do invento. “É um acessório que você conecta no computador e, por meio de eletrodos na face, ele capta o movimento dos olhos. Você arrasta com os olhos e, quando chega na opção desejada, dá o ‘enter’ com uma piscada”, explica, ao dizer que é um invento para os tetraplégicos ou pessoas que têm dificuldade motora grave. A exemplo do mouse ocular, também a lanterna é outro invento que vai descrevendo os objetos iluminados para o usuário que não pode ver ou a luva que transforma a linguagem de sinais em som.

Fonte: Leticia Hoshiguti