Professores da UFPR Litoral realizam a viagem precursora do Projeto Rondon

A iniciativa tem a finalidade de adaptar o plano de trabalho, fazer os primeiros contatos e organizar o planejamento para a estada oficial que será no período de 12 a 28 de janeiro de 2008.

O projeto aprovado para a “Operação Grão-Pará 2008”, de autoria dos docentes, é de caráter multidisciplinar contemplando as áreas de Cidadania e Bem-Estar, integrando também os campos de Saúde, Educação e Direito. Para o professor Daniel, dentista de formação, a experiência tem o gosto de um desejo que se torna realidade: é um grande desafio colocar em prática os conhecimentos de Saúde Coletiva numa localidade tão carente, reflete.

Já Marcos que é fisioterapeuta, disse estar realizando um sonho muito antigo. “Este primeiro contato é fundamental para o mapeamento das necessidades mais urgentes da comunidade”, explica o professor na expectativa de que terão muito trabalho pela frente.

Parceria – Os coordenadores não estarão sozinhos nesta empreitada, serão acompanhados de mais seis alunos de vários cursos da UFPR. Os interessados poderão se inscrever até quinta-feira, dia 22 de novembro, pelo site da Pró-Reitora de Extensão e Cultura: www.proec.ufpr.br A ficha de habilitação deverá ser entregue pessoalmente na Coordenadoria de Extensão, 3º andar do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.

Seleção – Os alunos interessados devem estar cursando os últimos períodos, anos ou semestres dos respectivos cursos. A primeira etapa do Processe de Seleção será reallizada nos dias 26 e 27 de novembro e tem o objetivo de definir o perfil dos candidatos por meio de entrevista. Uma segunda fase, composta de seminários e oficinas de preparação, está prevista para o período de 3 a 14 de dezembro. Na oportunidade participarão todos os escolhidos na primeira etapa, a seleção definitiva será efetuada durante as atividades quando será avaliado o desempenho dos candidatos.

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa, na UFPR integra a modalidade de extensão da PROEC. Desde a reabertura da ação, em 2005, a Universidade Federal do Paraná tem participado do projeto todos os anos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3310-2718, 3310-2687 ou 3310-2629.

estrada em construção na região próxima a Campo Largo no Piauí
Foto: Arquivo