Seminário na UFPR aborda os superdotados no Ensino Superior

A primeira iniciativa nesse sentido está sendo apresentada no I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação na UFPR que iniciou esta semana, dia 20 e termina no fim da tarde desata terça-feira, 21 de agosto. A promoção é do NAPNE – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais, Unidade que integra a PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação.

“Pensar num conjunto de ações que contemple essa área, até agora carente, também faz parte da educação inclusiva”, explica a professora Laura Ceretta Moreira, coordenadora do NAPNE. “A superdotação é um conjunto de características que incidem em três elementos básicos: habilidade acima da média, criatividade e o comprometimento com a tarefa”, reflete a professora Denise Maria de Matos Pereira Lima, do Instituto de Educação do Paraná Erasmo Piloto que ministrou palestra no encontro.

“A superdotação não pode ser esquecida”, destaca a professora Laura ao mesmo tempo em que se refere aos cursos promovidos pelo NAPNE: Libras, Braille, Tecnologia Assistiva e Deficiência Física. O Núcleo ainda realiza um grupo de estudos da área que reúne professores, alunos, servidores, docentes da rede pública de ensino e outros profissionais interessados.

Abertura do I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação na UFPR
Foto: arquivo