Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário Internacional de Direito Ambiental recebe pesquisadores de vários países

Foi realizado na noite de segunda-feira, 21/03, o Seminário Internacional de Direito Ambiental – Conflitos Ambientais Internacionais e a Globalização do Direito Florestal, no Auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. A abertura foi com a palestra do professor de Direito Ambiental da Universidade da Califórnia Eric Biber. Entre os objetivos do encontro, estava a discussão dos principais motivos dos conflitos ambientais internacionais atuais e as possíveis ações legais para solucioná-los.

Como parte da programação do Seminário, houve o lançamento da Rede Brasileira de Direito Florestal e em seguida ocorreu uma mesa-redonda com a participação do diretor executivo da APRE, o engenheiro Carlos Mendes; do professor de Direito Florestal da UFPR Paulo de Tarso de Lara Pires, do promotor de Justiça de Meio Ambiente do Paraná Edson Luiz Peters, do presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB PR, Alessandro Panasolo e o coordenador da pós-graduação em Meio Ambiente da PUCPR, José Gustavo de Oliveira Franco. Dentre os pontos que foram abordados na mesa-redonda destacaram-se os atuais conflitos ambientais internacionais com a diferença na legislação ambiental de países vizinhos, que leva à migração de agentes produtivos, atraídos por leis mais flexíveis, direito ambiental internacional e a soberania dos países e, principalmente, a proteção das florestas tropicais do mundo através da ferramenta REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, a qual pode ser uma parte da solução, tanto para a mudança climática quanto para a proteção do meio ambiente.

O evento teve a coordenação geral do professor Paulo de Tarso de Lara Pires, sendo promovido pelo MBA Internacional em Gestão Ambiental da UFPR, juntamente com o Ecojuris – Projetos e Soluções Ambientais, com o patrocínio do Consulado dos Estados Unidos no Brasil em São Paulo e da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná. O seminário também teve o apoio da Academia Paranaense de Direito ambiental (APDA) e da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE).

Foto(s) relacionada(s):


Palestra do professor Eric Biber
Foto: Divulgação


Público lotou o auditório para o evento
Foto: Divulgação

Fonte: Simone Meirelles/Alessandro Panasolo