Seminário discute o acesso e permanência de estudantes populares em instituições de Ensino Superior

De hoje até o dia 12 de agosto, estudantes do Ensino Médio provenientes da cidade de Cerro Azul, além de estudantes de origem popular que participam do Projeto Conexões de Saberes na Universidade Federal do Paraná e em outras universidades federais estarão participando do “1º Seminário Local Conexões de Saberes/UFPR” e do “1º Fórum de Estudantes de Origem Popular”, a serem realizados a partir das 9 horas no Anfiteatro 100 da UFPR (Rua General Carneiro, 460 – Complexo da Reitoria). Em pauta, as políticas de acesso às universidades, a assistência estudantil e o direito à permanência, além de questões relacionados ao ensino, pesquisa e extensão.

Os dois eventos têm como objetivo proporcionar um espaço para discussões, fortalecimento de vínculos estudantis, análises e propostas de políticas públicas voltadas ao acesso e permanência de estudantes de origem popular em instituições de ensino superior, além da apresentação do programa Conexões de Saberes UFPR no meio acadêmico.

Sobre o Conexões – O projeto “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” tem por objetivo estimular uma maior articulação entre a instituição universitária e as comunidades populares, proporcionando trocas de saberes, experiências e demandas entre as duas partes.

Como funciona – A coordenação local abre inscrições anualmente para os universitários de origem popular interessados em participar do projeto e seleciona 25 estudantes para atuarem como bolsistas do projeto. Depois de selecionados, os bolsistas passam por um processo de formação no campo da metodologia da pesquisa. Neste processo, são selecionadas as áreas populares de intervenção do grupo. A área de atuação selecionada pela UFPR é o Vale do Ribeira. A seleção tem como critério fundamental a priorização de espaços mais favoráveis à construção de interlocuções regulares entre os moradores e instituições destas comunidades populares com o setor universitário.

Uma das primeiras tarefas dos integrantes do projeto Conexões de Saberes é a elaboração de um diagnóstico social do território selecionado (Vale do Ribeira), que reunirá os indicadores sociais locais, o mapeamento das instituições existentes e suas práticas, as principais demandas no que concerne às políticas públicas e a identificação das famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

SERVIÇO:

“1º Seminário Local Conexões de Saberes/UFPR” e “1º Fórum de Estudantes de Origem Popular”

Local: Anfiteatro 100 – 1º andar do Edifício D. Pedro I – Rua General Carneiro, 460

Dias: 10, 11 e 12 de agosto de 2006

Horário: das 9h às 18h30min

Informações: Assessoria de Assuntos Estudantis da UFPR – (41) 3360-5391(Miriam), (41) 3310-2718 (Rosa) e www.aae.ufpr.br

Inscrições: conexoesufpr@ufpr.br

Auditório da UFPR