Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário avalia ações de universidades para o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Um dos objetivos do Pacto é contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio. Foto: Marcos Solivan
Um dos objetivos do Pacto é contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio. Foto: Marcos Solivan

Teve início nesta quinta-feira (26) na UFPR o II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O evento reúne os professores das sete universidades estaduais do Paraná e das federais UFPR e UTFPR que atuam como coordenadores do programa nas Instituições de Ensino Superior do Paraná.

O objetivo do evento, que termina nesta sexta-feira (27), é avaliar as ações realizadas até o momento pelas instituições paranaenses desde a adesão do estado ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, iniciativa do Ministério da Educação que teve início em 2013 para aumentar a qualidade do Ensino Médio brasileiro.

Uma das principais ações do Pacto é a formação continuada de professores do Ensino Médio, sob a responsabilidade das universidades de cada estado. Cerca de 20 mil professores paranaenses de ensino médio em escolas públicas participaram do programa e passaram pelos cursos de formação, feitos nas escolas.

A coordenadora nacional executiva do Pacto e professora do Setor de Educação da UFPR, Mônica Ribeiro da Silva, afirmou que a formação continuada de professores é uma grande necessidade no Brasil. “Essa formação tratou de melhorar a compreensão dos professores sobre quem são os jovens, rediscutir o currículo do Ensino Médio, as áreas do conhecimento, as práticas de gestão, as práticas de avaliação, tudo isso foi conteúdo dessa formação”, explicou Mônica.

pacto_nacional_ensino_medio_educacao3
Foto: Marcos Solivan

Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR, afirmou na solenidade de abertura do Seminário que neste ano, “de forma corajosa”, a Universidade aplicou a Lei de Cotas ao pé da letra. Neste vestibular, 50% das vagas da UFPR serão destinadas a estudantes cotistas, que estão separados da concorrência geral desde a primeira fase do processo seletivo – até então a separação só ocorria na segunda fase. De acordo com o reitor, a mudança se baseou em um estudo feito pela Universidade: “Ficou muito claro que nós não preenchíamos as vagas a cada ano. Sobravam vagas nessa concorrência para os cotistas, que era eliminados na primeira fase”.

Akel Sobrinho afirmou que a UFPR tem se aproximado de várias maneiras do Ensino Médio e trabalhado fortemente na formação de educadores. “Assim vamos fazer a transformação do país, preparando melhor os jovens do ensino médio, mas recebendo e acolhendo aqueles que precisam do ensino superior público de qualidade”, afirmou. “Vemos a mudança do perfil do nosso egresso, e isso nos dá ânimo para continuar lutando. Já ficou provado que, depois que o aluno entra, ele pega essa chance com unhas e dentes. Por mais dificuldades que ele tenha na sua formação, ele se dedica mais, pois sabe que essa é a sua única chance de transformação social”.

Também participaram da solenidade de abertura o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; a superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Fabiana Campos; a pró-reitora de Graduação da UFPR – Maria Amelia Sabbag Zainko, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Picanço; a diretora do Setor de Educação da UFPR, Andrea do Rocio Caldas; o pró-reitor de Gestão de Pessoas da Unespar, Sydnei Kempa e a professora da Unespar Edinéia Navarro Chilante, representando os coordenadores estaduais do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Além de trabalhos em grupo, a programação do Seminário conta com duas mesas de debates; entres elas, a que debaterá propostas efetivas para o ensino médio, com participação do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Gaudêncio Frigotto.

Veja mais fotos do evento neste link.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...