Seminário aborda independência e modernidade da América Latina

O evento tem como foco estudos e pesquisas sobre os processos de independência política na América Latina e a constituição das sociedades e dos estados nacionais no continente.

Entre as questões que serão discutidas estão as identidades, diferenças e integração no continente latino-americano.

A conferência de abertura será feita às 9h30 da próxima quarta-feira (10) pelo historiador e filósofo chileno Miguel Rojas Mix, do Centro Extremenho de Estudos e Cooperação com a Ibero-América (Cexeci), sediado na Espanha.

O tema da conferência, que acontece no Anfiteatro 100 do Complexo da Reitoria da UFPR, é ‘Bicentenário da América Latina em 200 imagens’. A mediação caberá ao professor Angelo José da Silva, da UFPR.

As inscrições podem ser feitas através do endereço http://www.humanas.ufpr.br/evento/III-imaginario.

O evento é promovido pelo Centro de Estudos Cultura e Imaginário da America Latina (Cecial), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia, o Departamento de Ciências Sociais e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR.

Na véspera do evento, às 19 horas de terça-feira (9), Miguel Rojas Mix receberá o título de Doutor Honoris Causa, durante sessão pública e solene do Conselho Universitário da UFPR, marcada para a Sala Homero de Barros, no 1º andar do Edifício Dom Pedro I.

Conferências

Local: Anfiteatro 100

Dia 10/11/2010 (quarta feira)

9h30 – Conferência de Abertura: ‘Bicentenário da América Latina em 200 imagens’ – Miguel Rojas Mix (Cátedra da Unesco)