RU Central antecipa reabertura para atender alunos da Medicina

“Para podermos fazer esse atendimento tivemos de adaptar toda a nossa programação de compras e também o retorno das equipes de trabalho”, comenta o administrador dos RUs Lineu Dal Lago. “Mas ficamos satisfeitos em poder resolver um antigo problema dos nossos estudantes de Medicina. Vamos abrir não apenas agora em fevereiro, mas também no mês de Julho com o mesmo objetivo: atender alunos – aí de todos os cursos – que continuam com aulas e que não teriam outra opção de alimentação.”

Rita de Cássia Lopes, assessora de Assuntos Estudantis, explica que a abertura do RU Central neste novo período acontece dentro da busca pela permanência dos estudantes na UFPR. “Procuramos garantir a alimentação dos alunos em coincidência com o calendário escolar. Isso beneficia não apenas os alunos da Medicina, mas também alunos bolsistas, moradores das casas de estudantes que igualmente necessitam dos serviços do RU Central. É o primeiro ano em que conseguimos fazer isso, graças ao apoio da Reitoria e da Administração dos RUs que conseguiram fazer a adaptação para atender a demanda.”

Segundo a assessora, há um grande número de alunos que dependem da alimentação subsidiada pela universidade e que neste período de recesso sempre ficaram em situação bem delicada. Por isso a importância da reabertura antecipada.

O horário de funcionamento continua o mesmo: das 11h15min às 13h30min e das 18h às 19h45min. Vale lembrar que o preço das refeições para os alunos – R$ 1,30 – vem sendo mantido desde 1999.

Além do RU Central – na Rua Amintas de Barros ao lado da Reitoria, o único que abrirá antecipadamente, existem na UFPR mais duas sub-sedes: Politécnico e Agrárias. Juntas, as três unidades servem cerca de 2, 7 mil refeições no almoço e 1,5 mil no jantar. Também há RUs que atendem a UFPR Litoral, em Matinhos, com cerca de 190 refeições diárias, e ao Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Sul, com 170.

O número de refeições, de acordo com o administrador dos RUs, só tende a aumentar. Em um levantamento recente – de 2003 a 2007 – apenas num mês de pique, como costuma ser o mês de março, foi registrado um crescimento de quase 200% – de 41.763 refeições servidas em 2003 o número saltou para 121.607 em 2007. “Mais um dado que mostra a importância do RU no dia a dia de seus usuários”, conclui.

Pesquisas da AAE indicam que há um grande número de alunos que dependem da alimentação subsidiada
Foto: Arquivo ACS

Fonte: Vivian de Albuquerque