REUNI e o Setor de Ciências Jurídicas

O seu comentário ainda sobre o curso de Direito é uma formação que exige muito do professor, que deve ter uma alta qualificação, e do aluno de quem se exige muito estudo. O professor Machado diz também que esse nível alto exigido no curso de Direito da UFPR pode ser verificado nos tradicionais exames da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em que os alunos da UFPR ficam sempre entre os melhores. “Somos a faculdade que mais aprova. Temos o maior percentual e mantemos a liderança”, afirma, dizendo que o índice de aprovação já foi melhor, mas ainda assim a UFPR aprova mais que as demais instituições paranaenses.

Estrutura – Para o diretor o REUNI ajudará na manutenção da estrutura de qualidade de ensino, o que não é fácil, “pois manter a qualificação exige muito esforço daqueles que se propõe a ofertar um ensino bom”, explica. Para ele, o programa dará a possibilidade do curso conseguir mais recursos para a graduação e também para a pós-graduação, também considerada uma das melhores do Brasil. “Promoverá a expansão de laboratórios, biblioteca, além da melhoria da informatização no setor, que já conta com o sistema wireless em toda unidade. Nossa meta será manter a boa estrutura.”

Mais professores – O professor Machado comentou que o programa vai viabilizar também a contratação de 12 novos professores. “Será ótimo termos esses novos professores”, informa. Segundo ele os professores serão alocados nos melhores postos possíveis dentro da estrutura, visto que o curso de Direito vê como uma anomalia o fato dos professores serem divididos por departamentos, situação imposta pelo MEC para as universidades federais brasileiras. “Criamos quatro departamentos fictícios quando a faculdade é uma coisa só”, defende, ao comparar com outros cursos. “Diferente do curso de Medicina, os departamentos só atrapalham”, afirma, ao dizer que essa discussão pela não obrigatoriedade da departamentalização está sendo levada ao Conselho Universitário.

Currículo – Além da crítica ao atual formado do curso ser dividido em departamentos, Machado defende uma mudança curricular da graduação em Direito. “Estamos com um currículo amarrado”, afirma, dizendo que o CEPE – Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR terá a sensibilidade necessária para uma futura mudança. “Temos pressa na mudança, modernizar o currículo, torná-lo mais atraente”, concluiu.

Prédio Central
Foto: Arquivo