Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro vai comemorar o dia do Assistente Social

A UFPR vai comemorar o dia do Assistente Social no dia 16 de maio, sexta-feira, com a realização do “ IV Seminário dos Assistentes Sociais “ no Auditório da Câmara de Vereadores de Curitiba. A instituição conta com 50 profissionais desta área e a maior parte trabalha no Hospital de Clínicas. No encontro eles participarão de duas palestras, uma pela manhã sobre “Serviço Social, Avanço e Desafios na Contemporaneidade”, com a Silvana Maria Escorsin, doutoranda da PUC de São Paulo e outra à tarde sobre “Enfrentamentos e Conquistas”, com o diretor da UFPR Litoral – Valdo José Cavallet.

As comemorações terminam às 16h30min com homenagens e a entrega de diplomas aos Assistentes Sociais.

COMO FUNCIONA – O serviço social no âmbito da UFPR tem uma prática subsidiada em um projeto ético-político voltado para a ética e o compromisso com seus usuários, na perspectiva da garantia e consolidação dos direitos sociais. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas possui sete profissionais, na área jurídica dois, na PROEC mais dois desenvolvendo ações ligadas ao combate da violência contra crianças e adolescentes. O HC absorve a sua maioria que são 38 profissionais e no curso de graduação em Serviço Social na UFPR-Litoral estão lotados quatro assistentes sociais docentes.

O Assistente Social é um profissional de curso superior que atua tanto na elaboração de políticas públicas, quanto na sua execução, promovendo esclarecimento entre os usuários sobre seus direitos sociais e de como acessá-los. Além de tudo isso, é um profissional comprometido na formação de opinião, participando do processo de ensino-aprendizagem buscando através da interdisciplinariedade o fortalecimento da prática profissional. Também trabalha na articulação e oficialização das redes sociais na saúde, na área da violência, gestão de pessoas e na área jurídica como forma de integração e inserção dos recursos sociais aos usuários.

Particularmente no Hospital de Clínicas os assistentes sociais possuem uma atuação direta com os usuários do SUS, na prevenção, na proteção e na promoção da saúde pública, da dignidade da pessoa humana na perspectiva da garantia e consolidação dos direitos sociais, ações diretas nas seguintes unidades: na Maternidade englobando a UTI-NEONATAL, os ambulatórios de gestantes diabéticas e vítimas de violência sexual, além das puérperas e gestantes do alojamento conjunto. Na Unidade de Urgência e Emergência.

No Pronto Atendimento Pediátrico, nas Unidades de Internação (infecto-pediatria, cirurgia pediátrica, UTI-pediátrica, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia geral, neurologia, sec-pediatria, quimio de alto risco), Nos serviços de transplantes: renal, cardiovascular, medula óssea, hepático. Nos diversos ambulatórios, como: hanseníase, infecto-pediatria, tuberculose-pediátrica, infecto-adulto/HIV, plástica, síndrome de dawn, puericultura, neuropediatria, endócrino-pediatria, hemato-pediatria e hemato adulto, TMO além de desenvolver atividades nos serviços de Acolhimento ao Luto, serviço de Ouvidoria, Biobanco, Comitê de Humanização, Coordenação das Penas Alternativas, Coordenação da Rede Interna de Proteção à Criança e ao Adolescente e Coordenação de Estágios Curriculares em serviço social. O Serviço de Pessoal do HC conta com três assistentes sociais desenvolvendo ações voltadas aos recursos humanos.

Fonte: ACS