Reitor recebe comitiva da comunidade polonesa

O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior recebeu na tarde desta quinta-feira uma comitiva da comunidade polonesa no Paraná. O contato foi produtivo para aproximar a UFPR dessa importante etnia presente no Estado. É grande o interesse da UFPR no estabelecimento de possíveis parcerias e intercâmbios com universidades polonesas.

Integraram a comitiva o presidente do Instituto EKO, Estefano Ulandowski; o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, a coordenadora do Bosque João Paulo II, Danuta Lisicki de Abreu; o presidente da BRASPOL, Rizio Wachowicz; e o diretor da Revista Projeções, pe. Zdizslaw Malczewski. Eles foram recebidos também pelo assessor de relações internacionais Antonio Carlos Gondim e pelos professores Marcos Domakoski, Regina Przybycien e Eduardo Nadalin.

O reitor Carlos Moreira comentou que a Universidade tem um grande interesse em estreitar relações com a Polônia, país que visitará no final de maio, para conhecer as universidades de Cracóvia e Warsóvia. A Polônia é um país bastante desenvolvido nas áreas da matemática, física, tecnológica e a universidade de Cracóvia, fundada em 1364, está entre as mais antigas da Europa. Interessa à UFPR estabelecer novos intercâmbios principalmente na área da graduação, de mobilidade estudantil, onde a meta é chegar a 1.000 estudantes/ano, ampliando em quatro vezes o atual número, que está em 250 intercambistas por ano, estudando fora do País.

Jorge Samek comentou que somente a UFPR pode estabelecer essa maior aproximação entre as duas culturas, viabilizando cursos do ensino da língua, em razão de que está no Paraná a maior colônia de poloneses no Brasil e que os poloneses daqui preservaram em muito os costumes, as tradições – culinária, danças, entre outros, com carinho e muita devoção à etnia. Os contatos foram frutíferos também para a idéia de a universidade ofertar cursos da língua polonesa, inicialmente via Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, aventando-se também a possibilidade de se gestionar junto ao MEC a abertura ainda de um curso de graduação em Letras/Polonês na UFPR.

Reitor recebe integrantes da comunidade polonesa
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Leticia Hoshiguti