Quatro países debatem proposta de criação da Universidade do Mercosul

O evento foi realizado nas dependências da ITAIPU Binacional em Foz do Iguaçu de 18 a 19 de setembro e contou com presença da Ministra da Educação e Cultura do Paraguai, Blanca Ovelar, representantes dos ministérios de educação da Argentina e do Uruguai, reitores e assessores das Universidades dos quatro países, autoridades da Itaipu e municípios fronteiriços. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Itaipu Binacional, o seminário teve como objetivo aprofundar as discussões sobre a criação da Universidade do Mercosul entre os países do bloco.

Segundo o ministro Fernando Haddad, o Brasil tem interesse em criar a Universidade do Mercosul e, por isso, já tem disponível no orçamento do próximo ano recursos financeiros para a instalação dos campi brasileiros. “Estamos fazendo uma apresentação da nossa proposta para que ela seja discutida pelos demais países e resulte num projeto político-pedagógico que contemple todos os países do bloco em um esforço conjunto para formar e capacitar profissionais para a integração”, disse o ministro.

A ministra da Educação do Paraguai, Blanca Olevar, afirmou que seu país tem interesse em participar do processo de criação da Universidade do Mercosul. Ela acredita que a universidade deve desempenhar um papel muito importante na busca de soluções para os problemas sociais dos países do bloco. “A Universidade terá um desafio comum: oferecer ensino de qualidade para todos e, conseqüentemente, reduzir os índices de desigualdade”, disse a ministra.

O secretário de Políticas Universitárias da Argentina, Alberto Dibbern, também destacou a importância da universidade na formação de profissionais e para a inclusão social. Ele afirmou que este é ‘um projeto valioso’ e que tem apoio da Argentina.

Para o representante do Ministério da Educação do Uruguai, Jorge Landinelli, a idéia de promover a integração dos países do Mercosul, através da educação superior, é válida. Segundo ele, a proposta da Universidade do Mercosul surge sob três importantes eixos: formação de consciência, capacitação de recursos humanos e a harmonização dos sistemas educativos.

Temas abordados no Seminário

O Seminário de Educação Superior e Integração Regional abordou os temas “Estruturas Nacionais de Educação Superior e as Experiências de Integração”, “Programas de Mobilidade Acadêmica”, “Arquitetura Acadêmica para a Integração Regional”.

O Reitor da UFPR, Carlos Moreira Junior esteve presente ao evento acompanhado do Assessor de Relações Internacionais, Antonio Carlos Gondim, a Assessora de Relações Especiais Tatyana Friedrich e Valdo Cavallet que apresentou a experiência do novo campus pelo trabalho desenvolvido na “Universidade do Litoral”.

Moreira manifestou no evento que a Universidade Federal do Paraná poderá contribuir na criação e implementação da Universidade do Mercosul. “Esta universidade deve ser inovadora em sua estrutura acadêmica e conceitual para desta maneira, formar profissionais para o desenvolvimento econômico e social dos países do Mercosul”, disse. Ressaltou que a Universidade do Mercosul proporcionará um grande avanço e se somará às atividades de cooperação e intercâmbio acadêmico dos países envolvidos.

Fonte: ACS