Quanto mais alunos na universidade, menos participam das eleições do DCE

Nos últimos dois anos as eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) foram marcadas pela queda acentuada na participação dos estudantes nas urnas, mesmo a quantidade de alunos aumentando a cada ano as chapas não conseguiram atrair eleitores às urnas.

Na próxima semana (17 e 18/11) as eleições para os conselhos superiores e para o diretório começarão e participação da comunidade acadêmica é incerta. Etieni B. dos Santos, estudante de enfermagem e integrante da atual gestão do DCE, avalia a situação como um refluxo do movimento estudantil, que tem se mostrado mais desarticulado em relação aos anos anteriores. ‘Se o aluno não vê o movimento ele não participa nas eleições, quando não tem os centros acadêmicos passando nas salas e o próprio DCE é meio difícil’, comenta Etieni.

Comparando o comparecimento às urnas nos anos de 2008, onde 5896 alunos votaram, e 2009 quando apenas 3406 participaram do pleito, é notável a queda no interesse do eleitor em escolher seus representantes. Este problema gera outros ainda piores, se o aluno não vota para defender seus próprios interesses e necessidades, as chapas eleitas não os representam de forma satisfatória, um grande exemplo é o campus de Comunicação Social, que não dispõe de uma biblioteca no local. Se existisse uma mobilização por parte dos estudantes, nas urnas e no campus, tais problemas não existiriam.

Alunos votam na eleição em 2009.
Foto: Izabel Liviski/ACS

Link(s) relacionado(s):