Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projetos de extensão da UFPR apresentam exposição “Tecidos de luta” na Caixa Cultural

Panos, linhas, agulha e histórias de vida tecem as obras da exposição “Tecidos de luta: águas para a vida”, resultado de pesquisa de projetos de extensão da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Movimento Nacional de Atingidos por Barragens (MAB). A abertura da exposição será no dia 17 de outubro, às 19 horas, e a mostra fica em cartaz até 26 de novembro, na galeria da Caixa Cultural, em Curitiba. A entrada é gratuita.

Com curadoria coletiva entre o MAB e os projetos de extensão da UFPR Máquina de Ativismos em Direitos Humanos, Direitos em Movimento, EKOA, Emaranhado.lab e Sacode & Movimenta: Encontros Culturais, a mostra traz uma seleção de 25 obras construídas de norte a sul do Brasil. Os trabalhos em exposição foram bordados pelo grupo das Mulheres Atingidas por Barragens (https://mab.org.br/mulheres/) e retratam situações de violações de direitos humanos e resistência.

O professor Leandro Franklin Gorsdorf, coordenador do projeto Máquina de Ativismos em Direitos Humanos, explica que “as atividades começaram no início do ano, com pesquisas nos acervos do MAB a partir de três rodas temáticas, com assuntos afins: conflitos socioambientais, curadoria compartilhada e feminismo e bordados. Durante todo o processo houve a participação constante das mulheres atingidas por barragens”.

As peças foram bordadas inspiradas na “arpillera”, técnica têxtil chilena popular, reconhecida como símbolo da resistência de mulheres às violências praticadas durante a ditadura de Augusto Pinochet, nos anos de 1970 a 1990. Nos trabalhos das Mulheres Arpilheiras do MAB, apresentados de forma inédita em Curitiba, as costuras têm vocação política, não só denunciando o território esgarçado, mas elaborando saídas para um futuro possível.

Para os organizadores, “na técnica da arpillera, conduzida como um exercício sutural do cotidiano rompido, proliferam imaginários de mobilização e reparação. São traçados de vida e luta, que bordam e transbordam mundos e relações desatadas por conflitos e danos ambientais.As produções evidenciam um tipo particular de tessitura comunitária, que tensiona os sentidos convencionais da autoria individual e produz, no coletivo, a luta por direitos e o ativismo social”.

“Ao mesmo tempo que retratam paisagens, cotidianos e biografias profundamente alterados e alagados pela violência, os bordados também materializam a organização e o protagonismo feminista. Na juta, estão imbricadas trajetórias de rios e de gentes, e em cada ponto, muitos outros encontros se tecem”.

Durante o período expositivo, será realizada uma oficina de “Bordado de Arpilheiras”, no dia 18 de outubro, às 18h30 e uma roda de conversa sobre “Direitos Humanos e o Movimento das Mulheres Atingidas por Barragens”, no dia 24 de outubro, às 15h30. As atividades são gratuitas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas diretamente no site da Caixa Cultural de Curitiba.

Serviço:
Exposição “Tecidos de luta: águas para a vida”
Abertura: 17 de outubro (terca-feira), às 19h
Período expositivo: 18 de outubro a 26 de novembro de 2023
Local: Galeria Térrea da Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba)
Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h
Entrada gratuita

Imagem em destaque: Obra Boate Xingu, de autoria das Mulheres atingidas do município de Altamira, Pará

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...