Projetos de adesão do HC e da maternidade Victor Ferreira do Amaral ao REHUF já estão em Brasília

Os projetos de reestruturação física, tecnológica e de recursos humanos para o Hospital de Clínicas, incluindo o Hospital do Trabalhador e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral foram aprovados pelo Conselho Universitário.

De acordo com a relatora dos projetos, a diretora do Setor de Saúde, professora Claudete Reggiani, a expectativa agora é pela resposta dos ministérios. O REHUF prevê a liberação de recursos de 2010 a 2012 e a renovação dos hospitais. ‘ Se vir tudo o que foi pedido, nossa realidade será outra’, garante a diretora.

Para contemplar os projetos de reestruturação física e compra de novos equipamentos para o HC foram solicitados recursos no valor de R$ 126 milhões e para a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, R$ 22 milhões. Quanto às necessidades de Recursos Humanos, a contratação de novos médicos, enfermeiros e todo o pessoal de apoio, a solicitação é de 2.088 servidores para o HC e 226 para a Maternidade. O pedido é para que a UFPR seja autorizada a abrir concurso público e contratar pelo Regime Jurídico Único.

Nosso objetivo é manter os 527 leitos do HC ativos, dar mais qualidade ao atendimento e colocar em funcionamento diversos setores que hoje estão desativados por falta de funcionários. Hoje há salas de cirurgias fechadas, e unidades equipadas com revursos modernos, que só poderão funcionar quando houver a contratação de novos servidores. A expectativa é que a resposta dos ministérios seja dada ainda este mês. Pela proposta do Governo todos os hospitais serão ampliados e em algumas capitais, até haverá a construção de novas unidades.

Foto: arquivo ACS

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira