Projeto Música no Deartes apresenta hoje ópera em formato de concerto

O Projeto Música no Deartes apresenta nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, seu novo espetáculo: a Ópera Veneziana do Seiscentos. É uma ópera barroca, apresentada agora no formato de concerto. Novamente é um espetáculo feito a muitas mãos: são 25 envolvidos na apresentação, entre cantores e orquestra, professores e estudantes da graduação e pós-graduação em Música da UFPR.

A apresentação marcará a inauguração oficial do órgão emprestado pelo curso de Luteria para a ópera e também do cravo eletrônico Rolland adquirido recentemente pelo curso.

A professora Silvana Scarinci, organizadora da iniciativa, explica que o espetáculo busca fazer uma abordagem histórica da música, tentando reproduzir o espetáculo musical o mais próximo possível de como ele acontecia no período barroco. Para isso, são utilizados instrumentos históricos como teorba, alaúde, guitarra barroca, viola de gamba e ainda com um cravo histórico emprestado por um dos estudantes que participam do concerto.

Como o auditório do Deartes é pequeno – tem capacidade para 100 pessoas – serão realizadas duas récitas, às 18h30 e às 20 horas.

Serviço:

Ópera Veneziana do Seiscentos – Projeto Música no Deartes