Hervé This participa de palestra sobre gastronomia molecular na UFPR

Cerca de 350 pessoas, entre alunos da UFPR e visitantes, lotaram o auditório Azul do campus Jardim Botânico na tarde desta sexta (29) para assistir à palestra sobre gastronomia molecular com o químico e escritor francês Hervé This.

Hervé é autor do livro ‘Um cientista na cozinha’ e um dos precursores no estudo dos processos químicos e físicos relacionados à culinária, com pesquisas que analisam as transformações dos ingredientes durante a preparação dos alimentos na culinária.

‘O objetivo dos nosso estudos na Gastronomia Molecular é justamente mostrar que é possível cozinhar os alimentos de maneira diferente, fazendo com que o chef passe a entender processos como o que acontece com a clara do ovo ao virar neve’, explicou o químico.

A organização do evento foi feita pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA) – Regional Paraná, junto com Departamento de Nutrição da UFPR e com o apoio dos cursos de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos e Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPR, além do Centro Europeu.

‘Este tipo de estudo é uma novidade para os alunos, por isso eventos assim são importante para despertar neles o interesse pelo que acontece bioquimicamente na preparação dos alimentos’, comentou a professora do Departamento de Nutrição Geane Sprada Mira.

Para a presidente da sbCTA, Sônia Stertz, o evento teve destaque pela qualidades que Hervé This possui. ‘Hervé compartilha de maneira simples, entusiasmada, criativa e apaixonante, todo o seu conhecimento’, comentou.

A gastronomia molecular

O estudo de gastronomia molecular surgiu em 1988 com a intenção de analisar os processos físicos e químicos da culinária, explorando as definições sobre o assunto, além de estudar a arte dos ingredientes que estão na cozinha e o comportamento social deles.

Hervé This

Hervé This é físico e químico do Grupo de Gastronomia Moelular do Laboratório de Química AgroParisTec. É o co-criador, ao lado de Nicholas Kurti, da expressão Gastronomia Molecular. Também é consultor científico da revista ‘Science’ e diretor científico da Fundação de Ciência e Cultura Alimentar (Académie des Sciences) da França.

Hervé This explicou processos como o da clara de ovo em neve
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Juliana Karpinski (estagiária), sob orientação de Fernando César Oliveira