Garantir trajetórias mais equânimes em escolas consideradas vulneráveis, bem como o direito de aprender de todos e todas, é o objetivo do projeto de extensão “Nenhum (a) a menos na escola”, que está sendo desenvolvido pelo Setor de Educação da UFPR em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais.
A partir de um conjunto de indicadores observados em determinada escola, serão construídas metas e ações de combate às desigualdades e a favor de uma escola mais justa. Para tanto, participarão diferentes agentes, possibilitando a produção e/ou construção de conhecimento. “Pretendemos colaborar com o município na redução dos índices de retenção escolar e da baixa frequência e no aumento das taxas de aproveitamento escolar e aprovação dos alunos”, explica a coordenadora do projeto, professora Roberlayne Roballo.
A metodologia da proposta inclui cinco etapas: diagnóstico; mobilização conceitual; definição e efetivação de metas e ações; desenvolvimento e acompanhamento das ações; avaliação de percurso. Para realizar as etapas é fundamental o envolvimento de diversos agentes estratégicos. Alunos de graduação, professores, comunidade escolar e representantes da Secretaria de Educação de Pinhais colaboram para o êxito das atividades.
“Pretendemos promover maior integração entre o corpo discente da universidade e escolas básicas de ensino, ampliar o conhecimento sobre as dificuldades e desigualdades existentes, bem como, envolver os alunos de graduação participantes na definição e execução de ações que colaborem para o desenvolvimento pleno dos estudantes – garantia do direito de aprender – e para a aproximação das famílias com a escola da Rede Municipal”, comenta Roberlayne.
A parceria com o município de Pinhais ocorrerá por meio do fornecimento e levantamento dos dados que revelam desigualdades e vulnerabilidades, das discussões sobre o diagnóstico, do suporte e participação dos processos de formação continuada, das ações desenvolvidas com a comunidade educativa da escola, das avaliações do percurso e dos seminários.
Estão previstas, ainda, ações que promovam diálogos interdisciplinares entre professores e técnicos da universidade que atuam em diferentes áreas, por isso estão envolvidos no projeto representantes e estudantes do Setor de Educação, Comunicação Social, Sociologia, Gestão da Informação, entre outros.
O início dessas ações ocorrerá em setembro, porém, na universidade, os envolvidos já estão organizando o planejamento das atividades. A partir do segundo semestre deste ano, estudantes que desejem atuar como voluntários podem ingressar no projeto.