Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão busca voluntários para auxiliar na orientação da prevenção das drogas em comunidades escolares

O projeto de extensão “A Escola na Prevenção ao Uso de Drogas na Perspectiva da Redução de Riscos”, desenvolvido pelo Departamento de Teoria Prática do Ensino, contribui no desenvolvimento de programas escolares de prevenção ao uso de drogas. Dirigido a comunidades escolares, propõe ações como grupos de estudo, rodas de conversa, produção de materiais didáticos e pesquisas sobre a problemática das drogas. O projeto tem grande demanda por parte de escolas e, por isso, precisa da participação de alunos voluntários dos cursos de Licenciatura em todas as áreas e setores afins ao tema como Terapia Ocupacional, Psicologia, Direito, Medicina e Serviço Social.

Considerando o potencial para o consumo crescente de drogas lícitas e ilícitas e a vulnerabilidade estudantil, o desenvolvimento de programas escolares na prevenção ao uso de tem fundamental importância. O campo da educação possibilita minimizar a problemática das drogas a partir de ações contínuas previstas em programas efetivos de prevenção ao uso de drogas. A ação envolve alunos e professores da Universidade Federal do Paraná atuando nas escolas parceiras.

A iniciativa surgiu no transcurso de atividades de estágio supervisionado vinculadas à disciplina Prática de Ensino no Universo Comunitário e desenvolvidas num Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBEJA) localizado na região central de Curitiba.

Durante aula, ministrada por uma aluna do curso de Licenciatura em Enfermagem, sobre as consequências do uso de drogas sob o ponto de vista da saúde da pessoa, observou-se o interesse, a participação e a riqueza dos depoimentos de alunos do CEEBEJA sobre problemas associados ao uso de drogas, fato que confirma a necessidade de assegurar espaços que oportunizem o diálogo, a tomada de consciência e a construção de conhecimento em torno do tema.

Por isso, o projeto visa buscar escolas interessadas em desenvolver programas de prevenção ao uso de drogas na perspectiva da redução de riscos, de forma contínua, dirigidos à valorização da vida e à promoção da educação e da saúde, mediante a capacitação de professores e a formação integral dos educandos. O projeto é realizado em colégios e Centros de Educação Básica para Jovens e Adultos da rede estadual de educação do Paraná localizados em Curitiba e Região Metropolitana que tenham interesse no desenvolvimento de programas escolares de prevenção ao uso de drogas.

A iniciativa desenvolve atividades diretamente relacionadas com a prevenção, a redução de danos sociais e à saúde e a realização de estudos, pesquisa e avaliações sobre drogas. Assim, a abrange o impacto e a transformação, visto que a capacitação inicial e continuada de professores e a progressiva ação entre alunos das instituições parceiras possibilita o exercício da construção coletiva, da participação social e da atuação de todos como multiplicadores, promovendo novas ações de prevenção ao uso de drogas na perspectiva da redução de riscos.

As atividades previstas envolvem o diálogo entre alunos e professores da UFPR com os alunos e professores das escolas parceiras e demais pessoas ou familiares interessados. Além destes, aspectos como indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade, interprofissionalidade e intersetorialidade; e o impacto na formação dos estudantes estão presentes no projeto.

Foto: Samira Chami Neves

Participação voluntária

Os interessados em se voluntariar devem ser estudantes de graduação da UFPR de áreas afins ao tema do projeto e podem se candidatar ao posto enviando nome completo, número do GRR, e-mail pessoal, número do telefone e cópia do histórico escolar ou comprovante de matrícula com carta de intenção para o e-mail da professora Dulce Dirclair Huf Bais, responsável pela prática, (dirclair@ibest.com.br).

Os voluntários participarão das reuniões de planejamento das ações a serem desenvolvidas nas escolas e na UFPR, grupos de estudo com professores, rodas de conversa com alunos e pais, eventos e produção de materiais didáticos e pesquisas. A participação dos alunos prevê a certificação para currículo e pontuação em atividades formativas.

“Ao integrar este projeto, o bolsista voluntário terá a oportunidade de colaborar na construção de programas de prevenção seletiva ao uso de drogas dirigido a comunidades escolares, considerando o grau de risco e vulnerabilidade dos adolescentes e jovens ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, explica Dulce.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...