Projeto da UFPR na Ilha das Peças ganha prêmio de Ciência e Inovação Santander-Banespa

“Concorremos com projetos propostos por universidades e pesquisadores de todo o País”, comenta a professora do CEM – Centro de Estudos do Mar da UFPR, Naína Pierri Estades, pesquisadora responsável pelo projeto.

Intitulado “Pesquisa – Ação Soluções de Saneamento Técnica e Socialmente Inovadoras para Comunidades Rurais Costeiras em Áreas de Proteção Ambiental”, o projeto começou há cerca de um ano com a implantação de um sistema de coleta seletiva de lixo reciclável na Vila das Peças – região povoada da ilha de mesmo nome, no litoral do Estado; continuou com a construção de uma caixa d`água e prevê novas etapas com a construção de estações de tratamento de esgoto e a instalação de incineradores de lixo. No valor de R$ 50 mil, o prêmio será aplicado nas novas etapas do projeto previstas para começar em Janeiro de 2007.

O projeto é desenvolvido com várias parcerias como a que foi fechada com a ONG internacional Engenheiros Sem Fronteiras da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Formada por professores e estudantes de engenharia ela arrecada fundos através de campanhas e desenha, financia e constrói pequenas obras de infra-estrutura em países em desenvolvimento, com a ajuda das comunidades que serão beneficiadas pelo trabalho. Também participam a SANEPAR, A Associação de Moradores da Ilha das Peças, a Prefeitura de Guaraqueçaba, a ONG MarBrasil, entre outros.

“Com o prêmio vamos conseguir tocar mais fácil as nossas próximas etapas de trabalho”, comenta Naína. “Em janeiro, os Engenheiros Sem Fronteiras voltam à ilha conosco e vamos instalar novas estações de tratamento de esgoto, experimentando modelos diferentes para ver qual o mais adequado. Também queremos complementar a questão da gestão do lixo com a construção de um novo barracão, além de instalarmos os incineradores residenciais.”

Outra aplicação dos recursos, segundo Naína, deverá ser na elaboração de campanhas educativas dirigidas aos turistas, também com relação ao lixo. “Vamos produzir material gráfico educativo dirigido a esse público, uma vez que os anteriores eram dirigidos à comunidade local.”

Diretora do Setor de Ciências da Terra, a professora Chisato Oka Fiori diz que o prêmio foi uma excelente oportunidade para mostrar novos caminhos aos pesquisadores. “Muitos deles não sabem da existência de prêmios como estes”, explica. “Uma forma de reconhecimento da iniciativa privada às pesquisas feitas nas universidades. Nosso setor é bem pequeno e com o projeto e o prêmio conseguiu mostrar sua força não apenas para o País, mas para o mundo e isso é um motivo de grande orgulho para todos nós.”

A equipe responsável coordenada pela professora Naína é composta também pela Dra. Man Yu Chang, pesquisadora do International Ocean Institute e por Tâmara van Kaick, doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR. Participam do projeto estudantes de Oceanografia do Centro de Estudos do Mar: Tathiana Almeida, bolsista do IOI, Paula Salge, Alexandre Arten e André Santiago, bolsistas de extensão.

A seleção do projeto, assim como os demais finalistas do Prêmio Santander – Banespa podem ser conferidos no site http://www.universia.com.br/santandereducacao/cienciaeinovacao/finalistas.jsp.

troféu simbólico
Foto: arquivo do projeto