Professores, técnicos e alunos são homenageados no aniversário da UFPR

Destaques esportivos na UFPR em 2013 - Foto: Leonardo Bettinelli

Cerca de 200 pessoas entre professores, técnicos e alunos da UFPR foram homenageados pelo Conselho Universitário na quinta-feira (19) por terem se destacado em 2013 nas áreas acadêmica, desportiva ou artística ou por sua dedicação e compromisso com o trabalho. O anúncio foi feito durante uma sessão pública realizada no Teatro da Reitoria.

“Reconhecer o trabalho da comunidade acadêmica é importante para mostrar aos mais experientes o respeito que temos pelo que nos foi entregue; e para os mais jovens que nada vem fácil, mas depende do esforço de cada um”, disse o vice-reitor, Rogério Mulinari.

O professor Gilberto de Castro recebeu a homenagem pelo trabalho na direção da Editora da UFPR, que em 2013 teve a obra ‘Psiquismo e vida’ agraciada com o Prêmio Jabuti. “É o primeiro Jabuti que a editora recebe em seus 26 anos de história”, lembrou Castro. O livro, de autoria de Eduardo Ribeiro, ficou em segundo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise.

O servidor José Carlos Assunção Belotto, do Departamento de Psicologia, foi homenageado por seu trabalho como coordenador do Ciclovida, que ele mesmo idealizou em 2008. O programa transformou a UFPR em núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável com ênfase no uso da bicicleta. “A universidade tem a obrigação de estar na vanguarda das transformações da comunidade”, afirmou Belotto após a homenagem. “E a bicicleta é o símbolo da modernidade sustentável.”

Teatro da Reitoria lotado na noite de homenagens aos destaques da UFPR em 2013 - Foto: Leonardo Bettinelli

Alunos que se destacaram ao longo do ano também foram lembrados na solenidade. “É muito gratificante receber essa homenagem, afinal foram quatro anos de muita dedicação”, disse Cintia de Lourdes Nahhas Rodacki, que recebeu o reconhecimento por ter conquistado o Prêmio Capes de Tese 2013 na área de Educação Física. Sua pesquisa trata do efeito da atividade física associada à suplementação de óleo de peixe na resposta neuromuscular e imunitária de idosos. O trabalho foi orientado por Luiz Claudio Fernandes, diretor do Setor de Ciências Biológicas.

Entre os destaques esportivos, foram homenageados alunos que conquistaram medalhas em competições de atletismo, jiu-jitsu, futsal, voleibol, handebol, natação, judô, tênis de mesa e xadrez. “É uma honra saber que nosso trabalho, construído ao longo de todo o ano, é reconhecido”, declarou Jean Felipe Mori, do time de futsal masculino, vice-campeão da modalidade na 26ª Copa Unisinos.

“É importante que se incentive a prática esportiva entre os estudantes”, destacou Caroline Mattos, representante da equipe de voleibol feminino, também vice-campeã na mesma competição. “O esporte pode servir para embasar nossa formação como cidadãos.”

Queima de fogos encerra festejos dos 101 anos da UFPR - Foto: Leonardo Bettinelli

Durante a cerimônia, a família do ex-reitor Carlos Roberto Antunes dos Santos (falecido em julho de 2013) recebeu a comenda Victor Ferreira do Amaral. A solenidade contou com a presença de autoridades como o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Carlos Eduardo Cantarelli, e os ex-reitores da UFPR Ocyron Cunha e Carlos Alberto Faraco. Uma queima de fogos de seis minutos de duração encerrou o evento.

Veja mais fotos da solenidade.

Célio Yano