Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Diretores da Biológicas são reconduzidos aos cargos por mais quatro anos

Fachada do Setor de Ciências Biológicas. Foto: arquivo
“O Congresso Brasileiro contribuiria muito para o desenvolvimento do País se tratasse a Ciência como uma área de soberania nacional, com o mesmo marco legal a que estão submetidas instituições de defesa nacional”. A proposta foi defendida pelo docente Luiz Cláudio Fernandes, reconduzido ao cargo de diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, juntamente com seu vice-diretor, professor Fernando Marinho Mezzadri.

A solenidade de posse, realizada na manhã desta terça-feira (25), no Centro Politécnico, foi presidida pelo reitor no Exercício da Reitoria, Rogério Andrade Mulinari. A cerimônia reuniu docentes, alunos e técnicos administrativos da Biológicas, além de dirigentes dos Setores de Ciências da Terra, Tecnologia, Exatas, Saúde, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e de diversas outras unidades da UFPR, entre elas, do Centro de Computação Eletrônica.

Vocação para Ciência

Os professores Luiz Cláudio e Mezzadri, que conduzirão o Setor até 2018, destacaram a vocação da Biológicas para a Ciência, tanto que mantém 11 programas de pós-graduação. Dois Programas -Entomologia; e Bioquímica e Biologia Molecular -“estão entre os sete da UFPR com nota 6 na avaliação da Capes e os demais caminham nesta direção”.

O Setor também responde, ressaltaram eles, por 30% da pesquisa desenvolvida na Universidade. A meta nesse novo mandato é “não apenas manter o nível de qualidade das investigações, mas também, promover a internacionalização da Biológicas e, consequentemente, da UFPR”.

Sistema Burocrático

O diretor Luiz Cláudio destacou a dificuldade para se “fazer ciência” num país em que os recursos financeiros “estão atrelados a um sistema burocrático, com leis que letargiam os processos licitatórios e engessam a autonomia universitária”. Segundo o dirigente, o Paraná ocupa o 3º lugar no ranking nacional (perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro) em investimentos (183 milhões de reais) em ciência e tecnologia.

Diretores da Biológicas são reconduzidos aos cargos.Foto: Marcos Solivan.

Esta posição, no entanto, “não significa grandes avanços já que grande parte desses recursos é destinada a pagamento de salários de professores, ou seja, recursos humanos, sobrando muito pouco para a pesquisa propriamente dita. Necessitamos de profundas modificações, de ferramentas legais e adequadas para administrar e desenvolver Ciência”, desabafa Luiz Cláudio.

Graduação

Na graduação, as propostas para esse novo mandato também são muitas, entre elas, está a transferência do Departamento de Educação Física para o Centro Politécnico. A ideia é que o curso ocupe o mesmo espaço geográfico que os demais mantidos pelo Setor, ou seja, os de Ciências Biológicas; Biomedicina; e Fisioterapia.

Para atender as demandas desses cursos, em especial o de Fisioterapia que pela primeira vez é ofertado pelo Setor, estão programados novos anexos que permitirão ampliação do número de salas de aula, de laboratórios e banheiros, além de reformas elétrica e hidráulica.
Alunos e técnicos administrativos

Os dirigentes assumiram junto aos alunos do Setor o compromisso de apoiá-los na participação em eventos científicos e estudantis; consolidar a política esportiva adotada no Centro de Educação Física e Desportos (CED); garantir estrutura para realização das ações dos Museus do Setor; reivindicar junto ao CCE mais espaço na rede WIFI do Setor, para melhoria das condições de estudo.

Na área de recursos humanos, propuserem ampliar ações junto à Progepe com o objetivo de conquistar vagas de técnicos de nível superior para atuação no Setor; manter servidor técnico administrativo em todas as unidades administrativas; incentivar a capacitação constante do pessoal docente e administrativo; e incentivar as práticas de ginástica laboral para fins de melhor rendimento e relaxamento no ambiente de trabalho.

Processo Eleitoral

O processo eleitoral para a direção do Setor de Ciências Biológicas foi realizado em outu-bro de 2013. Os docentes Luiz Cláudio e Fernando Mezzadri, que integravam a chapa 1, receberam 257 votos, o equivalente a 53,49% do universo de votantes. Deste total, 105 foram da categoria docente, 43 dos técnicos administrativos e 109 dos alunos. A segunda chapa que concorreu à eleição era formada pelos docentes Ciro Ribeiro e Édison Prisco Faria.

A posse, no entanto, somente agora se concretiza devido a um recurso protocolado junto ao Coplad – Conselho de Planejamento e Administração da UFPR, onde são feitas con-testações acerca do pleito eleitoral. Apesar do recurso, de autoria do professor Sérgio Luiz Carlos dos Santos ainda tramitar no Coplad, o reitor no Exercício da Reitoria, Rogério Andrade Mulinari, reconduziu os eleitos ao cargo porque o processo não tem valor suspensivo, ou seja, não impede que os docentes assumam os cargos para os quais foram eleitos.

Da esquerda para a direita: professores Mezzadri, Mulinari, e Luiz Cláudio.

O relator do processo número 055356/2013-35, no Coplad, é o professor Ricardo Marcelo Fonseca, do Setor de Ciências Jurídicas.

Celsina Favorito

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...