Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores de graduação têm até domingo (1/4) para se cadastrar no banco de avaliadores de educação superior (BASis) do Inep

Termina neste domingo (1) o prazo de inscrições para docentes de cursos de graduação se cadastrarem no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). O banco de dados reúne interessados em integrar as comissões de avaliação de instituições de educação superior ou cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O instituto está disponibilizando quase 12 mil vagas para docentes de 137 cursos de graduação. Os docentes que integram o BASis são capacitados para realizar avaliações externas de instituições e cursos.

Seleção

Segundo o Inep, a escolha dos docentes que serão capacitados para compor o BASis fica a cargo da Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES), da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes).

Os requisitos mínimos para se tornar avaliador são os seguintes: ser docente da educação superior com vínculo ativo junto à instituição de ensino superior; possuir titulação stricto sensu;  reputação ilibada; estar livre de pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias; e informar, anualmente, ao menos dez períodos na agenda de disponibilidade do Sistema Eletrônico do BASis.

BASis

A atuação do Inep na constituição e manutenção do BASis é regulada pelo Decreto nº 9.235 e pela Portaria Normativa nº 19, ambas de 2017. O ano de 2018 será, portanto, o primeiro em que o sistema de avaliação será colocado em prática.

O processo de reconhecimento e de renovação de reconhecimento estabelecido pelo BASis abrange faculdades, centros universitários e universidades, que podem ser públicas ou privadas.

A avaliação é uma das etapas do processo de autorização do curso superior pelas faculdades privadas que é solicitada ao Ministério da Educação (MEC). Nessa fase, são realizadas inspeções por uma comissão avaliadora, que elabora um relatório sobre o conceito do curso (CC) e o conceito institucional (CI), que vão de 1 a 5, sendo 3 a nota mínima.

Esses relatórios posteriormente embasam a autorização dos cursos, para a qual o MEC tem a palavra final.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...