Professores da UFPR participam de mostra relativa à imigração japonesa

Inaugurada no último dia 15 de outubro, a exposição continua aberta até o próximo dia 7 de novembro, na Sala Aleijadinho, localizada no Museu Universitário da PUC-PR.

A mostra reúne pinturas, peças em cerâmica, mangás e HQs de artistas com descendência japonesa. A iniciativa é uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado este ano.

Além de Imaguirre Jr. e Fukushima, também participam da exposição Adelina Nishiyama, Akiko Mileo, Celso Setogutte, Claudine Watanabe, Cláudio Seto, Elisa Gunzi, Eliza Maruyama, Fernando Ikoma, Hiroshi Homma, Julia Ishida, Sandra Hiromoto, Shigeo Murakami e Tadao Miaki.

Há um espaço especial em homenagem à artista paranaense Alice Yamamura, falecida em agosto de 2008. Considerada uma das artistas de maior destaque no Estado, ela foi premiada em diversas edições do Salão Paranaense de Cerâmica.

Obra de Alice Yamamura (1954-2008), da série ‘Oi, coração’, em cerâmica, água e ouro
Foto: Nelson Yoneda

Fonte: Fernando César Oliveira