Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro de estudantes de Design termina hoje em Curitiba

Considerado o segundo maior evento da área no país, atrás apenas do NDesign, o encontro nacional, o Purungo é realizado desde 1997. O nome do evento é inspirado na fruta oca utilizada na confecção de materiais artesanais como a cuia e o berimbau.

Entre as atrações da edição deste ano, cujo tema é ‘A sociedade do espetáculo’, estão debates, oficinas, filmes e apresentação de trabalhos de estudantes e professores.

‘Além de reunir as pessoas, queremos trocar experiências, sair da normalidade, do tradicional e interagir’, explica o estudante Cleber Niels, integrante da comissão organizadora do Purungo.

Nesta sexta-feira, as atividades começam às 14 horas, com uma ‘cabaça’ (misto de oficina e debate) surpresa, na tenda montada no pátio da Reitoria da UFPR.

Às 15 horas, no Anfiteatro 800, será exibido o longa-metragem ‘Estômago’. Em seguida, haverá um debate sobre o filme, com a participação do produtor e ator Luiz Bambila.

No mesmo horário, cinco outras ‘cabaças’ serão realizadas simultaneamente, também no oitavo andar do Edifício Dom Pedro I. O debate final está marcado para as 20 horas, no pátio da Reitoria.

Programação de sexta-feira (24/10)

• Cuia cinematográfica, exibição de filme seguida de debate

Filme: “Estômago”

15 horas, no Anfiteatro 800 da Reitoria da UFPR

Sinopse: Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).
Mediador: Luiz Bambila – historiador pela UTP, produtor e ator. De sua formação fazem parte alguns dos mais renomados profissionais do meio artístico, participou de mais de trinta comerciais para a televisão, trinta espetáculos profissionais no teatro e, no cinema, participou de seis curta-metragens e seis longa-metragens, entre eles o filme Estômago.

• Cabaças, mistos de oficina e debate,

15 horas, no oitavo andar da Reitoria da UFPR

– “Módulos para Repetição para Superfícies Contínuas”

Pedro Biz Eschiletti – designer pelo UniRitter, trabalhou por dois anos com a designer de superfície Renata Rubim com projetos em superfícies contínuas.

A cabaça tem o objetivo de capacitar o participante a se aventurar no universo dos padrões para superfície contínua, também conhecido como repport ou pattern. De forma alguma torná-lo um especialista, mas apresentar os princípios básicos para seu desenho, exemplos de projetos de designers consagrados e nos meios que mais se aplica hoje e ontem numa pincelada a um contexto histórico.

– “Oficina Teatral” – Cabaça oferecida pela Academia de Artes Cênicas Cena Hum

Airen Wormhoudt – atriz e dramaturga, pós-graduanda em Arteterapia pelo Instituto Superior Pesquisa e Extensão de Curitiba, formada pelo Teatro Escola Macunaíma em São Paulo e graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo.

A oficina visa estimular a capacidade criativa através do lúdico, bem como, o autoconhecimento. Para tanto, atividades corporais de integração e sociabilização serão propostas juntamente com os jogos dramáticos.

– “Jogos Teatrais”

Camila Chaim – graduanda em Design Gráfico pela PUCPR, atriz amadora do grupo de teatro ‘A troupe de Lala’, integrante da equipe do curso de Teatro D’Lala Schneider, onde é assistente de produção, confecciona cenários e dá aulas de maquiagem e figurino.

Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.

– Mas e eu que nem faço teatro?!

E por acaso a vida não é um grande espetáculo?

– “Máscaras”

Livien Ullmann – graduanda em Design Gráfico pela UP, estudante de Artes Cênicas pelo Cena Hum.

A definição de máscara centra-se em uma distinção. No conceito seguem-se dois pólos, um positivo e outro negativo. O primeiro aponta para a máscara teatral, o segundo tem por finalidade específica esconder o rosto daquele que a está usando, impedindo o reconhecimento do sujeito. Nessa distinção reside a dupla função da máscara, como incógnito e como segundo rosto. Existe aí uma relação de ambigüidade da máscara com a identidade de seu portador, que ora está apagada e anulada, e ora está restabelecida (metáfora) dentro de um contexto sistematizado por valores invertidos (como o carnaval) ou dentro de um contexto que implica um jogo de convenções entre duas partes. Explore e crie seu outro eu, como gostaria de ser visto, ou atrás do que você quer se esconder!

– “Teatrando o Design”

Leonardo de Andrade – graduando em Design pela UFPR, é ator profissional desde 2003, tendo atuado em 32 peças, dois filmes e quatro comerciais.

Improviso, capacidade de inovar, criatividade são características comuns entre o teatro e o design. A oficina propõem formas de pensar diferentes através de jogos teatrais e interpretação, correlacionando os temas.

Uma abordagem divertida e no mínimo engraçada.

• Debate de encerramento

20 horas, na tenda montada no pátio da Reitoria da UFPR
Até que ponto o design influencia na vida das pessoas? O futebol é a paixão nacional e os escândalos políticos muitas vezes são encobertos por fofocas célebres e pelas festas capitalistas: pão e circo! O pensamento individual é deixado de lado, somos ensinados a reagir de maneira programática. Mas e a sua interpretação, aonde fica?
PALAVRAS-CHAVE: consumismo, capitalismo, sociedade, publicidade, antropologia, pão e circo, cultura, individualismo.

MEDIADOR: Ivan Mizanzuk – designer gráfico pela PUCPR, professor de Psicologia do Usuário e de Design de Marketing no curso de Design da UEL.

Ericson Straub – designer, mestre em História da Arte, professor de Design da FAE, PUCPR e UTP. Sócio do escritório Straub Design, da Infólio Editora e idealizador da Revista ABCDesign.

Mônica Hansen – designer pela UFPR, especialista em marketing pela FAE, diretora de criação da DMS Box.

Renato Bertão – designer, especialista em tipografia, coordenador do curso de Design Gráfico da UP.

Foto(s) relacionada(s):


Estudantes participam da Maratona de Pincéis, durante o Purungo
Foto: Fernando Oliveira


Estudantes participam da Maratona de Pincéis, durante o Purungo
Foto: Fernando Oliveira

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira