Professores da UFPR lançam livro sobre bem-estar animal que será usado em escolas de Pinhais

A iniciativa, parceria entre a UFPR e o CCZ – Pinhais, visa à inserção do ensino de zoonoses, bem-estar animal e guarda responsável no conteúdo programático da rede municipal de ensino daquele município – 1ª a 4ª séries – tendo como base o livro infantil da UFPR.

As ilustrações e a arte gráfica são de autoria de Fernando Gonsales, o mesmo das tirinhas do Níquel Náusea.

MAIS INFORMAÇÕES: No CCZ – Pinhais, na Rua Alto Paraná, 1789, Bairro Emiliano Perneta. O telefone de contato é o 3601-1546, com as doutoras Cristiane da Conceição de Barros ou Raquel Pampuch, ou ainda pelo e-mail no ccz@pinhais.pr.gov.br.

Na UFPR, mais detalhes podem ser obtidos na secretaria do Departamento de Medicina Veterinária, pelo telefone 3350-5623 ou ainda no site da UFPR: http://www.zoonoses.agrarias.ufpr.br.

SOBRE O TRABALHO EM PINHAIS – O CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Pinhais realiza desde 2006 o “Programa de Educação e Guarda Responsável de Cães e Gatos em Pinhais”. Este programa pretende resolver de forma séria e continuada o problema de cães e gatos nas ruas do Município de Pinhais. Ele possui quatro etapas: Etapa 1. Censo de cães em Pinhais; Etapa 2: Palestras e o concurso do veterinário mirim nas escolas municipais; Etapa 3. Lançamento e distribuição do um livro infantil intitulado “Zoonoses, Bem-Estar Animal e Guarda Responsável”; Etapa 4. Controle populacional de cães e gatos por esterilização (castração).

Em 2008 o CCZ de Pinhais está realizando as Etapas 3 e 4 do programa, com a realização em toda a cidade de um programa de esterilização (castração) de cães e gatos associada à guarda responsável e lançamento do livro infantil “Zoonoses, Bem-Estar Animal e Guarda Responsável”, de autoria dos professores Carla Molento e Alexander Biondo, do curso de Medicina Veterinária da UFPR.

O livro infantil será a base didática da mudança, uma vez que o Município de Pinhais está inserindo o ensino de zoonoses, bem- estar animal e guarda responsável no conteúdo programático da rede municipal de ensino (1ª a 4ª séries). A inserção do livro infantil e o concurso veterinário mirim fazem parte do cronograma de atividades do projeto de extensão “Controle de Zoonoses em Curitiba e região metropolitana”, coordenado pelo Professor Alexander Biondo.

Uma das ilustrações do livro da UFPR
Foto: Fernando Gonsales

Fonte: Vivian de Albuquerque