Professora da UFPR participa de estudo global sobre atividade empreendedora

A professora Eliane Duarte, coordenadora de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da UFPR, foi co-autora do livro de divulgação dos resultados. Ela elaborou os textos da publicação.

A 11ª edição da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a GEM 2010, foi divulgada nesta semana pelo Sebrae. Este é o maior estudo independente do mundo sobre a atividade empreendedora, e revelou que o Brasil alcançou a maior taxa de empreendedorismo entre os membros do G20 e do Bric no último ano.

Realizada no exterior desde 1999, a pesquisa chegou ao Brasil em 2000, através do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Sebrae. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR), o Serviço Social da Indústria no Paraná (Sesi/PR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também atuam em conjunto nesta iniciativa.

A professora comenta que a UFPR mantém uma boa parceria com o IBQP há bastante tempo, e como a linha de pesquisa do GEM é na área de empreendedorismo e incubação a Agência de Inovação foi procurada. ‘É muito importante fazer parte dessa experiência, além de ser fundamental para os estudos’, complementa.

Fonte: Ana Claudia Cichon, com orientação de Ana Paula Moraes