Professor da UFPR é coautor de obra inédita para a veterinária

Molento é também um dos quatro editores técnicos da obra, que conta com a colaboração de 32 pesquisadores brasileiros e mais três argentinos.

O ineditismo da obra ‘Doenças parasitárias de caprinos e ovinos – epidemiologia e controle’ vem do esforço em abranger a realidade dessas culturas no Brasil, levando em consideração aspectos como o clima e as raças disponíveis no país. ‘Antes, precisávamos usar obras de autores estrangeiros ou uma cartilha que tínhamos na Embrapa, muito voltada apenas para a região Nordeste’, argumenta Ana Carolina de Souza Chagas, pesquisadora da Embrapa Sudeste e também editora técnica do livro, que foi lançado na última terça-feira (8), em cerimônia no Hospital Veterinário da UFPR.

Um dos temas de que Molento trata no livro é o método ‘famacha’, trazido por ele da África do Sul como resultado de duas viagens que fez ao país, em 1998 e 2003. O método consiste basicamente na avaliação individual nos rebanhos, para constatar quais animais estão anêmicos. ‘O que se faz geralmente é tratar todo o rebanho. Com o método famacha, conseguimos reduzir a mortalidade a quase zero, diminuir em 90% o uso de químicos e, consequentemente, de dejetos no meio ambiente’, explica o professor Molento, acrescentando que o índice de mortalidade por conta de parasitas nos rebanhos gira em torno de 15%. Atualmente, no Brasil, ovinos e caprinos formam um rebanho de cerca de 35 milhões de cabeças.

De acordo com Ana Carolina, um dos principais méritos da publicação é trazer um panorama de como andam as pesquisas na área de parasitologia, levando em conta sua possível aplicabilidade no futuro. ‘É um material voltado principalmente para estudantes e técnicos’, completa o professor Molento. No livro há, por exemplo, informações sobre o controle alternativo de parasitas, principalmente as pesquisas sobre medicamentos fitoterápicos.

No lançamento estiveram presentes pesquisadores de várias partes do Brasil, além de colombianos, uruguaios e argentinos. Doze deles passarão por um treinamento de duas semanas no Laboratório de Epidemiologia Molecular e Zoonoses, que passou a funcionar no Hospital Veterinário há duas semanas. Segundo o professor Molento, é o primeiro laboratório para a pesquisa da biologia molecular de parasitas na América Latina. Dentre outras coisas, nele serão mapeados o DNA de parasitas e testada a resistência desses organismos a substâncias químicas.

O novo laboratório custou cerca de R$ 80 mil, financiados com verbas da UFPR, do CNPq e da iniciativa privada, e visa financiar não apenas a demanda interna para a formação de futuros profissionais, mas também a de produtores. ‘Vamos produzir conhecimento visando nosso público-alvo, ou seja, os criadores’, afirma Molento.

O livro ‘Doenças parasitárias de caprinos e ovinos – epidemiologia e controle’ pode ser adquirido na livraria da Embrapa, neste link .

Doenças parasitárias de caprinos e ovinos: epidemiologia e controle

603 páginas

R$ 50

Além de autor, Molento foi editor técnico da obra sobre o controle de parasitas em ovinos e caprinos