Primeira fase do Vestibular 2011/2012 da UFPR será neste domingo, 13 de novembro

Este ano, o processo seletivo tem o maior número de candidatos inscritos desde 2004, conforme observou o coordenador do Núcleo de Concursos professor Raul Von der Heyde. Os candidatos que farão prova no domingo devem estar atentos às principais orientações para evitarem eventuais imprevistos que os atrasem, podendo até mesmo impedi-los de participarem da seleção.

É importante lembrar que os portões abrirão às 12h45 e fecharão pontualmente às 13h30. Nesta primeira fase, as provas contêm 80 questões de conhecimentos gerais, no formato de múltipla escolha, que deverão ser resolvidas no prazo de cinco horas, com início às 14 horas e término às 19 horas.

O vestibular ocupará 29 espaços em Curitiba, além de dois locais em Palotina. Os candidatos que farão as provas no Colégio Estadual do Paraná e no Setor de Ciências Agrárias, no bairro do Juvevê, estarão sujeitos ao intenso trânsito nessas regiões em função de outros eventos grandes na cidade. A mesma atenção devem ter aqueles que se dirigirem à PUC/PR, local que receberá o maior número de candidatos ─ 10.353 alunos.

Documentação ─ Os estudantes deverão levar o documento de identidade e comprovante de ensalamento como também os seguintes objetos: caneta preta, lápis ou lapiseira e borracha. Não serão permitidos o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, calculadoras e MP3, relógios, bonés, gorros ou chapéus, alimentação em sala de provas (aqueles que necessitarem por questões de saúde devem solicitar ao aplicador o encaminhamento à sala de inspeção), nem a utilização de qualquer material de consulta ou a comunicação entre candidatos.

O horário mínimo para a saída dos estudantes da sala de prova é às 15h30 e o máximo às 19 horas. No mesmo dia será divulgado o gabarito provisório das questões objetivas no site no Núcleo de Concursos (NC) ─ www.nc.ufpr.br, a partir das 21 horas. O resultado da primeira fase será divulgado até o dia 30 de novembro no mesmo site. Outra recomendação é que os comprovantes de ensalamento para este domingo podem ser obtidos pelo site do NC mediante os números do protocolo, do RG e data de nascimento do aluno. A segunda fase do Processo Seletivo será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro.

Vagas ─ Das 5.087 vagas ofertadas, 529 serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), do Ministério da Educação, totalizando 5.616 vagas, distribuídas em 96 opções de cursos de graduação. O mesmo processo seletivo da UFPR é utilizado para a seleção dos candidatos aos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Este ano, os dez cursos da UFPR mais concorridos são, em primeiro lugar Medicina com 45,4 candidatos por vaga; Publicidade e Propaganda ─ 26,3; Arquitetura e Urbanismo ─ 25,1; Biomedicina ─ 21,8; Direito diurno ─ 21,7; Jornalismo ─ 19,7; Direito noturno ─ 17,3; Psicologia ─ 16,9; Design Gráfico ─ 16,8 e Medicina Veterinária, com 15,3 candidatos por vaga oferecida.

Sala de prova do Vestibular 2010/2011
Foto: Arquivo