Presidente Lula demonstra interesse em visitar a UFPR Litoral

Encerrado o primeiro semestre de aulas, a sede da UFPR Litoral em Matinhos – litoral do Estado do Paraná, passa por reformas. Umas das instituições públicas de ensino superior federal que faz parte do programa de expansão do Ensino Superior Público do Governo Lula, a UFPR Litoral já oferece dois cursos de ensino superior – Gestão Ambiental e Fisioterapia – e quatro profissionalizantes – Transações Imobiliários, Enfermagem, Agroecologia e Hotelaria.

Três dos cursos oferecidos – Enfermagem, Transações Imobiliárias e Hotelaria – seguem ainda outra orientação do projeto para o ensino superior público do Governo Federal que é a expansão dos cursos noturnos. ‘Nós criamos a UFPR Litoral, mesmo sob grande pressão contra, construímos um projeto pedagógico diferenciado – no qual os alunos vão com os professores desenvolver projetos junto à comunidade, com cursos de graduação que a UFPR não oferece em Curitiba, além de cursos profissionalizantes e, metade dos cursos, no período da noite’, avalia o pró-reitor de Graduação, Valdo Cavallet.

Reunião com o Presidente – O encontro dos reitores das 55 IFES -Instituições Federais de Ensino Superior com o Presidente da República Luis Inácio ‘Lula’ da Silva, no dia 18, teve em sua pauta a discussão e regulamentação do texto constitucional que trata da autonomia universitária; a relação entre a Advocacia Geral da União e as universidades; a política de expansão que precisa ser acompanhada de um plano claro de reposição dos quadros funcionais e a questão do financiamento das instituições.

Para a vice-reitora a avaliação do final da reunião feita pela maioria dos reitores foi positiva. ‘Assim como fizemos solicitações ao Presidente ele também o fez aos reitores. Entre elas o apoio da ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das IFES para a política de expansão e de interiorização das universidades bem como para o projeto da Reforma Universitária. Também um maior diálogo dos reitores com os parlamentares no sentido de que a discussão no Congresso seja pautada pelo princípio de colaboração entre a universidade e a sociedade brasileira’, expôs.

Segundo a vice-reitora é preciso lembrar que a UFPR saiu na frente no processo de interiorização, ‘pois a UFPR Litoral está no interior do Paraná, numa região que necessitava de apoio para se desenvolver’, além de ampliar as vagas dos cursos noturnos e inserir em seu vestibular o sistema de cotas raciais e sociais. ‘Estamos fazendo nossa parte’, finaliza. Quanto a visita do Presidente Lula a UFPR Litoral, a vice-reitora afirma que isso ainda depende de uma conversa dele (presidente) com o Governador Requião.

Vice-reitora, Maria Tarcisa Silva Bega
Foto: Isabel Liviski